Destinatário: a revolução começa em você


Julho: uma carta de revolução

Dizem que é um tempo difícil para os sonhadores, talvez por nunca ter sido fácil sonhar tanto. Depende por qual lado você resolver ver as coisas. Há quem acredite que o mundo nunca esteve tão perdido, mas há os que sabem que nunca ouve um despertar tão grande. O horror vem disso: do despertar. A gente não é mais indiferente ao que é assustador, ao que não é aceitável. E mudar, não costuma ser fácil. Despertar, nascer de fato, óbvio que também não seria.

Aos 13 eu descobri que difícil mesmo é encarar nossos próprios olhos, nossa própria sombra. É fácil condenar o outro. Difícil é admitir quem a gente realmente é de frente ao espelho. É difícil encarar o que os nossos olhos transmitem. São tempos em que reclamamos que ninguém olha para o outro, mas digo, isso é sintoma de algo mais grave: as pessoas não olham para elas mesmas. É algo que mais do que a psicologia, a filosofia e a sociologia explicam.

O ser humano se acha sim, o centro do Universo, o certo, o que deve ser seguido. O ego nos guia nesse mundo em que nos ensina a estar em conflito o tempo todo. E por mais que todo mundo se magoe, poucos param para questionar. Quantas vezes não nos sentimos mais magoados com algo ruim que dissemos a alguém que amamos do que ouvir algo ruim da mesma pessoa? Já parou para pensar no motivo?

Geralmente a gente não sabe responder, pois a gente não se conhece tão bem. Mas é que não suportamos magoar o outro, a gente quer amar, não ferir. A gente quer cuidar. A gente quer paz, não guerra. A gente quer riso, não choro. Por qual motivo não temos isso? Pois para ser possível fazer tudo isso, temos começar primeiro com nós mesmos. Não importa em quê, a revolução, a mudança, ela sempre começa em nós mesmos. Nós inspiramos através de palavras, mas nada inspira mais do que ações, posturas. E isso começa de nós para nós mesmos.

A forma como tratamos o outro acaba sendo o reflexo de como tratamos nos tratamos e nos sentimos em relação a nós mesmos. Por isso que eu acabei colocando essa frase em um post, depois fui a repetindo algumas vezes e até coloquei no layout do blog "escute você. cuide de você. ame você". Quando a gente se escuta, se cuida e se ama e verdadeiramente, com boas intenções, sem egoísmo e por amor, a gente começa a tratar o outro assim também. Se há crises nos relacionamentos atuais (e realmente há), é por haver entre o ser humano com seu próprio íntimo. Não há como você se conectar com o outro quando sequer há conexão com você mesmo. Não dá para pular direto para outro nível quando ainda não aprendemos o anterior. Algo vai acabar não se encaixando. Algo não vai acabar dando certo.

Por isso que pra mim, a revolução é do indivíduo para o coletivo. Não é o todo que irá modificar o indivíduo, mas cada indivíduo começará a mudar o coletivo. Por isso que a mudança que você quer ver no mundo, deve começar por você. O que você quer dos outros, deves possuir antes. Não é justo cobrar e esperar dos outros aquilo que nem a gente tem. Quando pedimos "mais amor ao mundo", devemos primeiro cultivar esse amor em nós. O amor pode ser cuidar de você, ouvir uma música que te ilumina, escrever sobre o sol se pondo, ficar com companhias legais... E aos poucos esse amor de dentro de você, irá se espalhando para outras áreas e outras pessoas da sua vida. Sentimentos são contagiantes!


Cada um tem uma estrada, limitações e superações para viver. Para alguns certas coisas serão fáceis, outras difíceis e nunca será o mesmo para todos. Por isso que não adianta querer comparar jornadas. Talvez pra você seja super difícil estudar e você tenha um certo ciúme de Fulano que estuda muito bem, mas Fulano não consegue fazer e manter amizades como você, por exemplo. Pois todos somos bons ou não tão bons em diferentes áreas. Dai até nisso, o que cultivamos dentro de nós faz toda a diferença. Ninguém é bom em todas as coisas. Não ria do colega por não conseguir algo em determinada área, pois em outra você não consegue também. É como dar um tiro no próprio pé sem perceber, é rir de si mesmo também de um modo maldoso de forma inconsciente. Se não for pelo outro, que a mudança seja por você. O importante é ser sincero, né.

Se cultivamos compreensão com nós mesmos, seremos compreensivos com os outros. Levando em conta aqui, aqueles que demonstram e são verdadeiros. Quem finge ser algo que não é, provavelmente ainda tem uma jornada ainda maior para conhecer a si mesmo. E é uma coisa que a maioria das pessoas tentam evitar a qualquer custo.

Mas é ai que a revolução vai começar, está bem diante de nós mesmos. Pois se trata de cada um de nós. Se trata de não procurar fora, mas dentro. Se trata de ser quem a gente realmente é e cada um de nós é de extremamente importância no Universo. Se até o bater de asas de uma borboleta influencia tanto o mundo, imagina você? Uau! hahaha A sua importância é enorme! Não se ache tão pouco, pois você é essencial. O mundo continua girando sem nenhum de nós? Sim. Mas a gente pode ser o que faz o mundo de outras pessoas girarem. E isso também é incrível. Estamos aqui um por todos, por mais que nem todos percebam que de fato, é isso. Pois não existe fora. Se uma pessoa melhora, o mundo melhora junto. Se você melhora, o mundo melhora. Quanto mais esse número aumentar, mais melhorias no mundo. Uma revolução mundial se dará com essas revoluções internas. 

Por isso que te digo: a revolução começa em você. O que seja lá que você esteja procurando fora, comece a semear em você. Só tenha paciência, pois entre o semear e o colher, há o tempo da germinação até o brotar. Mas não tenha dúvidas, que tudo começa dentro de cada um de nós. Eu acredito em você, acredita junto comigo?

Ana Débora, com carinho e gratidão
como amei escrever essa carta!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha