21 coisas que aprendi em 21 anos


22 anos, aloka. hahaha
Acredito que essa tag é feita quando você completa 21 e não 22, mas né... 

22 anos. Dois patinhos na lagoa. Literalmente uma adulta. Sou crescida. Mulher. Responsabilidades. Já tenho até fios brancos. Mas a agonia não passa na adolescência. Quanto mais a gente cresce, mais tudo cresce junto. E isso inclui a angústia. Mas, crescer apesar dos pesares, não é de todo ruim. 

21 coisas que aprendi em 21 anos, é uma lista que eu já vi em vários blogs e que, resolvi fazer também. Eis ela:

1. Não entre em relacionamentos por medo de ficar só. Sério. É cilada das grandes. Geralmente estar nesse tipo de percepção, te faz enxergar perfeição num ser humano que nem gosta de você e você entra num ciclo nada legal pra você. Onde claro, a pessoa é perfeita e você é imperfeita e por isso tem que fazer isso ou aquilo para fulano não te deixar só, pois só você não vive. Mas vive sim, viu? Pra ser sincera, entrar numa relação assim, geralmente, não vai virar coisa boa. Se você tiver a sorte de ter feito isso com alguém muito legal, que bom. Mas eu diria que é melhor não se arriscar. Cuide de você, tente entender de onde vem esse medo e espere ele ser resolvido para se envolver.

2. Se você tem você, você nunca estará só. Se você já tem o seu apoio, você tem tudo. Eu sei que nenhum ser humano vive sozinho. Mas lembre-se que você também se relaciona com você. É óbvio que temos que conviver com outras pessoas, mas se tiver que escolher entre andar "só" ou mal acompanhado, não escolha nenhum dos dois: escolha a sua própria companhia! c: E aguarde pessoas mais compatíveis com você, que elas vão chegar. Esteja preparado pra isso!

3. Se trate bem. Se ame. Se aceite. Mas sinceramente. Não trato aqui de ser um ser insensível com os outros ou algo do tipo. Mas seja gentil com você. Você é sua companhia desde que nasce até na morte. E se cuide. Se ame. Se aceite.


4. Os outros são problemas deles. SÉRIO. E isso inclui o que o outro acha de você, o que o outro fala de você... isso é problema dele. Você vai ser amado e odiado ou ignorado pelos mesmos motivos, só que por pessoas diferentes e logo, por diferentes razões. Se você tiver uma risada alta e engraçada, vai ter gente que vai amar e tem gente que vai odiar. E isso é só o que eles acham. Você pode selecionar apenas o que é válido pra você. Não fique com alguém que te põe pra baixo de propósito, tá? Tipo falar de sua risada de um jeito, que você até fique acanhado de rir perto da pessoa. Eu tenho um jeito super viajado, por exemplo. E tinha gente que ficava me ouvindo divagar, enquanto que tinha gente que me mandava calar a boca. Se uma pessoa é maldosa assim com você e te magoar, melhor manter uma distância.

5. Viver a sua própria vida, já é o maior desafio. SIIIIIM. Talvez essa afirmação faça mais sentido pra quem é neuroatípico. Mas até pra quem é neurotípico, tem desafios diários nessa vida, né não? A vida é boa, mas ela também é bem loka. A gente tem tanta coisa pra fazer, né? Então mesmo que você ache que não está fazendo nada de útil da vida, lembre que pelo menos, você está ai. Se você tem depressão e tomou banho, já é uma vitória, por exemplo. Só por estar aqui, você já é um vencedor. Venceu mais um dia. O que seria o aniversário se não uma forma de dizer: parabéns, você conseguiu por mais um ano! hahaha

6. Seja fiel somente a você. Isso mesmo. Eu sei que a gente é educado para agradar família, amigos... mas sério, a vida é sua e as escolhas são suas e quem vai viver as consequências delas, é você. Então seja fiel ao que você acredita, tá? Quem tiver um nível de consciência mais legal ou ao menos te amar do jeito saudável, vai te apoiar. A gente pode até ouvir conselhos, mas lembrando que o que deve predominar, é o que a gente acredita.

7. Desapego não é desamor. A galera acha que desapego é não ligar, ser distante, etc. Não. Desapego é não prender, não cobrar em excesso, não ficar naquele grude de sem-você-eu-não-vivo. Amor não é liberdade? Deixar o outro ser quem ele é? Eu acho que o desapego vem para tornar tudo mais saudável, deixar o outro ainda mais livre para ser quem realmente é. Cada relacionamento tem uma dinâmica e o desapego prega muito isso. Amar, sim. Mas sem achar que depende da pessoa pra fazer coisas mínimas, tipo respirar. Amar e apego e não são sinônimos, nem aqui e muito menos na China.

8. Nunca deixe de se colocar em primeiro lugar. Nunca. A sua real responsabilidade nessa vida, é por você. A única coisa que realmente temos controle, é sobre nós (e olhe lá). Você é, no fim, tudo o que você tem. Então não se deixe de colocar em primeiro lugar, é algo muito cruel não fazer isso.


9. Amoroso, sim. Pamonha, nunca. Sim. Espalhe amor, seja legal, seja empático... mas, coloque limites. E não deixe babacas te tratarem como querem. Por isso, o limites. Nem todo mundo está nessa mentalidade ou vibração de sermos legais uns com os outros. Tem gente que vai ser bem babaca com quem é assim. Então seja amoroso, benevolente. Mas não deixe te tratarem como querem. Aceite o que é apenas bom pra você, o que te acrescenta.

10. Ter passatempos é essencial. Sim. E de preferência que não precise apenas de tecnologia para existir. Seja escrever, ler, pintar, desenhar, cantar, ver as pessoas indo e vindo, rir, assistir filmes, cozinhar... é bom ter um momento para fazer apenas coisas que a gente gosta e por puro prazer.

11. Cerque-se de quem te quer bem. E é apenas dessas pessoas que você precisa ter por perto, te juro juradinho. Deixe o seu coração verdadeiramente te dizer quem são essas pessoas, veja não apenas no olhar delas, mas em todo o seu rosto e comportamento. Amigo mesmo, é ainda mais quem divide seus momentos de vitória e conquistas do que quem fica com você, quando você tá na merda. Num mundo tão competitivo, é algo realmente grande ter quem torça por você e queira o seu melhor! Mantenha essas pessoas por perto.

12. Tenha metas, mas continue flexível. É maravilhoso planejar e sonhar alto. Mas, nem sempre as coisa saem do jeito que a gente quer. Então mais importante do que ter um plano A e até mesmo planos alternativos caso o A não dê certo, é importante a gente se manter flexível e tendo em mente que as coisas mudam e acontecem pois nem tudo está em nosso controle. Flexibilidade é necessário para que a gente consiga se ajustar seja no que for nessa vida e permanecer até quando tudo parece ter desabado. Pois sempre parece fim do mundo, mas nunca é.

13. Ninguém é perfeito. Nada é perfeito. Nadinha. O problema da nossa expectativa é essa, é que ela sempre beira a perfeição, logo, uma coisa irreal. É inevitável ter como resultado uma decepção, né?

14. Tenha meios para extravasar quando tudo parecer perdido. Seja já com aquele passatempo citado anteriormente ou seja com aquelas pessoas que te querem bem, já citadas também. Mas também pode ser uma ajuda profissional ou ajuda espiritual. Dormir é até bom, mas não extravasa. Não ajuda de fato. Talvez cantar bem alto ou dançar até ficar esgotado, também ajude. Encontre meios que se encaixem melhor com você.



15. Mais tarde é nunca. Ou seja, não deixe pra depois. Não procrastine. Não pense demais ao ponto de desistir. Pois não, não vai dar tempo. Pois não, não vai voltar. E o tempo nessa vida, é uma coisa que quando passou, já era. Ele vale ouro, sim. Analise bem como você utiliza seu tempo, se ele realmente está sendo usado ao seu favor.

16. Nada é eterno. Sejam momentos felizes ou momentos tristes. A vida é cíclica. Por isso que em momentos de grande tristeza, a gente sempre diz ou escuta: não dura pra sempre. E não dura mesmo. A não ser que você se force a ficar sempre naquilo.

17. Não se desculpe por ser quem você é. Você é um ser maravilhoso sim. Cada parte sua é maravilhosa. É um milagre você estar aqui. Se você precisa se desculpar pra alguém por existir, essa pessoa que não te merece. Ela que não é merecedora de você e não o contrário.

18. Não descuide do lado espiritual, emocional e físico. Sim. Se cuide. A gente está numa sociedade, onde o número de doenças só crescem. E a gente nunca tem tempo pra nada. Mas tem que ter tempo pra gente, né?

19. Cada um tem seu próprio tempo, sua própria jornada, suas vitórias e desafios. E isso significa que não tem isso de grama mais verde, não que elas sejam iguais, né? Talvez a grama do vizinho seja mais verde, sim. Mas e daí? O importante é o que você faz por sua grama. E cada gramado é único, assim como a vida de cada pessoa. Não se compare. Apenas siga seus extintos.


20. Seja grato. Sim. Tente focar no que você tem e não no que você não tem e tudo se tornará tão melhor e mais bonito. O coração fica mais leve, a vida fica mais bonita... te desafio a fazer o teste.

21. Reclame, se quiser. Mas não deixe de agir para mudar. Sou do time que bota pra fora mesmo e que adoro quem é igual. Mas também aquela coisa: reclamar sim mas lutar pra mudar, também. Ou não dá certo. Apenas reclamar é chato e não é saudável e ninguém gosta. Não adianta reclamar de uma coisa por dez anos e nunca fazer nadica de nada para mudar a situação, né?

E um bônus, né não? É sim. Se não tiver exagero em alguma coisa, não é post desse blog. hahaha

22. Tenha a sua própria definição do que é o sucesso. SIM. A gente vive numa sociedade na qual além de todo mundo ter que estar bem e feliz o tempo todo, você também tem que ser uma pessoa de ~sucesso~. Só que nós somos seres únicos e cada um com uma concepção, né? Então não se sinta frustrado se pra você, sucesso já é ter um teto e comida de todo dia. Ué. Tem que ser sucesso pra você e não pros outros.


Em resumo, o que aprendi nesses anos: seja você e aceite apenas o melhor. Talvez não seja o ideal pra você, mas tem sido o melhor pra mim! c: Essa lista, caso eu faça no próximo ano, prvavelmente já será bem diferente. Mas no momento, essa é a percepção de aprendizado que eu tive. E o que está em mais evidência pra mim. E mais um ciclo, no dia 18 de novembro, se iniciou. Mais um ano pra lista.

Ana Débora, com carinho e gratidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha