Sobre ser espiritualista

o que uma leiga tem a dizer sobre isso

Teve uma categoria aqui no blog que ficou meio ~parada~ depois de ter sido utilizada umas duas vezes, algo como "momento zen". Teve uma recepção boa dos leitores, inclusive. Hoje eles estão intitulados como Frases Budistas #1 e O Canto das Águas. Eu deixei ela tão de lado que coloquei os posts em "outros", pois provavelmente eu não atualizaria mais. E também sempre quis falar de algo que eu demorei anos para me manter de forma firme e admitir para outras pessoas: minha espiritualidade. 

Depois de ter dado uma pequena pausa novamente, de certo modo, em minha espiritualidade, eu voltei a mais ou menos um mês. E agora creio que é para ficar. Digo isso pela mudança em minha alimentação, nunca consegui forças suficientes para bater o pé com firmeza e dizer: não, não vou mais comer carne. Ano passado, eu finalmente o fiz. Ainda não está como eu quero (a minha alimentação), mas ainda chegarei lá. Cada coisa em seu tempo dentro daquilo que sou capaz de realizar. Além da mudança em minha alimentação, no fato de cada vez mais me aceitar e me amar como eu sou (é um exercício diário), de querer estar consciente sobre quem eu sou e quem o outro é, sobre o que eu sinto e o que o outro sente, dentre outras coisas que são vitais para mim.

Ser espiritualista é não ter um manual de "como ser salvo", é você mesmo ir experimentando, explorando, descobrindo. O engraçado é que geralmente são pessoas que acabam chegando em pensamentos e sentimentos similares. Espiritualidade pode ter ligação ou não com alguma religião, no meu caso não há uma religião em específico. Sinceramente não acho que dogma combine com espiritualidade, pois dogma te tira justamente o que a espiritualidade busca: a liberdade, a transcendência. Mas é uma concepção de cada um. Como eu disse, gosto de experimentar. Gosto de permitir ao meu Ser decidir qual é a Verdade e não o que os dogmas me dizem para fazer, acreditar. E que quem pratica a espiritualidade sabe que nenhuma experiência é igual a outra. Somos indivíduos que vieram do mesmo local, somos um só, mas cada um com seus desafios. Logo, cada um com uma jornada. Por isso que decidir ter apenas uma Verdade é tão cruel. Aqui onde estamos, ao meu ver, não dá pra certeza com nada. A não ser que a gente queira depositar nossa fé em determinado preceito e também não há nada de errado nisso! Importante ressaltar. Assim como está tudo bem caso você não acredite em nada disso. Para entender o que penso sobre isso basta ler Para Todo Aquele que Não Tem Nome.


Espiritualidade geralmente se opõe ao que é material. Como acreditamos que o que importa é a nossa alma, espírito, essência ou consciência (como preferir chamar), o que visamos mais é nosso aprimoramento como indivíduo. São pessoas que tiram um tempinho ou toda uma vida para tal aprimoramento. Isso quer dizer que o material não importa? Não. Podemos crer que somos seres espirituais, de luz ou de energia (como preferir), mas estamos em uma experiência física, material, terrestre. Estamos no que podemos chamar de planeta de expiação ou de terceira dimensão. É um planeta com energias densas, com dualidades e muitas aprovações. Mas claro, que alguns praticantes da espiritualidade abriram bastante mão da materialidade. Que são aqueles nomes que toooodo mundo conhece. Mas o lance com o que é material, é ter aquele cuidado a mais com possuir coisas mas não ser possuído por elas, por exemplo. O que vem ficando cada vez mais intenso em nossa sociedade.

Espiritualidade tem haver com uma viagem em si mesmo, antes de qualquer coisa. É você mergulhar em si próprio, entender quem é você, entender e aceitar a sua luz e a sua sombra, pois como já citei, vivemos num planeta dual. Então se temos alegria, temos tristeza se contrapondo. Se temos amor, temos ódio. E por ai vai. Inclusive homem e mulher são também, duas polaridades. Afinal, alma não tem gênero.

Em geral, acreditamos totalmente em energias. Acreditamos que vivemos o que precisamos viver. Acreditamos que atraímos aquilo que somos (mesmo que a gente não perceba). Agora, um exemplo: se você atrai quem te causa coisas ruins, não quer dizer que você seja ruim. Isso pode dizer que você não se trata bem, acha que não merece ser amado, projeta sua solidão numa pessoa não tão boa... Espiritualidade é sempre se aprofundar, é não se enganar com as aparências, é sempre ir mais fundo. Na espiritualidade a gente não busca a resposta fora, mas dentro. Na espiritualidade a gente aprende a condenar menos o outro pois a gente entende que somos luz e e sombra, somos erros e acertos... E estamos todos aqui para aprender e cada um com um nível de consciência, cada um com determinada jornada.


Já escrevi tanto que irei pular para a parte do Universo. Eu nunca consegui acreditar na forma em que definiam Deus pra mim. Nunca acreditei que fossem três em um só, nunca achei que fosse algo material (até antes de conhecer o espiritismo). Deus pra mim, é energia. A energia pura do amor. Também chamada de Energia Crística. Pra mim, Deus sou eu, Deus é você. Pois somos feito a imagem e semelhança Dele. Quer encontrar Deus? Medite. Ele está em você. Para nós, Deus não está em um templo, em uma igreja. Deus está em todas as coisas.

Não vejo Deus como aquele que condena e castiga. Também não vejo Deus como o Ser que nos dá algo. Tipo "comprei esse carro, Deus me deu". Pra mim Deus não tem nada haver com nossas vitórias ou derrotas, não diretamente. Não como protagonista. Deus não tem haver com desgraças que caem sobre o mundo, Deus não tem haver com a pessoa que estupra, mata. Do mesmo modo que não tem haver com coisas boas que fazemos. Nós não somos marionetes Dele. Vejo sim pessoas que estão conectados ou não com a sua energia de pura luz e amor. Estejam conscientes disso ou não. Pessoas que fazem o bem, ao meu ver, estão alinhadas com a energia Dele e as que não fazem o bem, não estão alinhadas com a energia Dele. Ou Dela. Como preferir. E ainda assim não acho que essa seja a melhor definição para tal energia criadora tão maravilhosa.

Ser espiritual é querer ter cada vez mais consciência. É aceitar acima de tudo aquilo que ninguém quer aceitar. É bonito alguém aceitar suas qualidades, mas imagina quem aceita os defeitos? Não que diga "sou assim mesmo e não mudo", mas é importante é aceitarmos que dentro da nossa perfeição, somos imperfeitos. Espiritualidade geralmente só é entendida por quem a vive. E muitos a consideram ofensiva, mesmo que busquemos exatamente o contrário. Mas entendemos que nem todos conseguem sair da dualidade "o meu é o certo e o seu é o errado".

Aqui eu expus o que eu vivo, o que eu sinto. O que você vive e sente pode ser diferente e não há nada de errado com isso. Somos seres diferentes e experimentando cada um de forma única, a mesma realidade.

Ana Lua, com carinho e gratidão
amei tanto escrever isso que nem sei dizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha