3 filmes sobre "loucura" #1


Já faz muuuuito tempo desde que realmente escrevi esse post e como eu tenho mais de cem posts em forma de rascunho - sim, meu caro - alguns posts que valeriam realmente a pena acabam se perdendo no meio disso tudo.

Hoje eu trago a indicação de três filmes não tão recentes que assisti e tem alguma ligação com a nossa saúde mental. Cada filme possui uma abordagem diferente, narrativa e gênero. A maioria não possui exatamente um final feliz, então se procura algo feliz, não é esse o caso. Mas se procura algo um tanto instigante, dai tudo bem. Mas são filmes que valem o tempo que duram. hahaha Espero que goste, caso ainda não os conheça. São eles:


SUCKER PUNCH: MUNDO SURREAL

"A imaginação fértil de uma jovem garota, cujos sonhos são a única saída para sua difícil realidade em um hospício. Isolada dos limites de tempo e espaço, ela está livre para ir onde sua mente levar, porém, chega o momento em que suas incríveis aventuras quebram o limite entre o real e o imaginário, trazendo consequências trágicas." 

Pela sinopse já dá para saber do que se trata, só não vê quem não quer. O louco é que quem assisti acaba perdendo um pouco a noção do que é real e imaginário também, creio que por isso é um filme que gera tanta confusão. Não é um filme impossível de ser compreendido como muitos por ai, há uma solução clara nele, basta prestar atenção.

É realmente um filme sobre loucura. É uma realidade dentro de outra realidade. É um filme triste caso você compreenda. O final é... nossa. Ao mesmo tempo que causa alívio, causa aflição. Eu chorei um pouco com ele.

Para entender, recomendo prestar atenção nos detalhes, nas falas e principalmente no que é dito no final e no início do filme. Bem quando a gente já tá meio desleixado. haha E ai se você perceber e entender, vai ficar: omg, omg, omg! 

É um filme sim, maravilhoso. É uma realidade dentro de outra, e ela não precisa ser de fato real, já que nem todo mundo no filme, possui sanidade.


GAROTA INTERROMPIDA

"Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen foi diagnosticada como vítima de "Ordem Incerta de Personalidade" - uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, ela conhece um novo mundo, repleto de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa, uma charmosa sociopata que organiza uma fuga."

É um filme que nos faz repensar o que é loucura. Antes, qualquer coisa para nós era loucura, até uma depressão fazia a pessoa ser tida como louca. Mas o que seria loucura? E nesse caso, vemos no ponto de vista de uma garota com uma saúde mental. E isso quer dizer que ela é louca? Não. E é tão linda e humana a explicação que o filme dá para algo que ainda é tabu em nossa sociedade. Doenças de ordem mentais ainda beiram extremos em julgamentos: ou é loucura e invalidez ou é frescura. Só que não é bem assim.
É um filme que também fala sobre não fugir. Por vezes não queremos aceitar que precisamos de ajuda. Não tentamos da forma que deveríamos tentar. Esse filme fala sobre isso. É um filme que causa certa tensão, agonia, nossa! Mas é um filme com uma mensagem linda. Recomendo mesmo que assista e tem um final lindo. Tem histórias trágicas, momentos que cortam o nosso coração, mas ele também é curado nesse processo todo. 


ILHA DO MEDO

"1954. Teddy Daniels investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e anti-éticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa."

Um filme chocante. hahaha Eu fui assistir o filme, criei teorias e nossa... Não era nada do que tinha imaginado. Não vou nem escrever muito, apenas assista.

Os diálogos são bem legais, não achei a fotografia linda de morrer, mas passa o que o filme quer passar. Adorei a trilha sonora, me lembrou até a de Hannibal (que é assustadora). Não é um filme que dá muuuito medo, mas como assisti de fone, algumas vezes eu desligava o áudio. hehe Já que o que mais me comove em um filme são as músicas, os sons.. Músicas fazem o que querem com meus sentimentos.

É um filme que... uau. É um soco na boca do estômago mesmo e sem carinho. A gente acaba se perguntando: o quanto a gente pode suportar? E mais: o que acontece conosco quando a gente não suporta? O filme dá uma resposta que você fica meio sem saber o que fazer. 

Ana Débora, com carinho e gratidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha