Observar e Absorver - Eduardo Marinho, o documentário


Já faz algum tempo desde a primeira vez que ouvi algo vindo desse ser humano chamado Eduardo Marinho. A sua história não é algo que você vá ouvir em cada esquina. Eu não consigo sequer descrever. Ele não conseguiu se adequar ao mundo que temos hoje em dia. Então ele foi viver aquilo, foi ter aquela vivência toda para ele e ainda assim, sem pretensão nenhuma, passar tanto conhecimento, tanta vivência para quem está disposto não apenas para ouvir, mas para trocar ideias, bater um papo. 

Por eu ter noção que a maioria das pessoas acham ideias e visões como a dele loucura ou radical demais, quando o conheci a mais ou menos dois anos atrás eu não estava pronta para falar sobre ele nem aqui no blog. Eu o descobri e achei tão maravilhoso, apesar de que naquele momento eu ainda não era capaz de entender (em meu ser, não em minha mente; a mente compreendia mas o coração não), eu acordava com muitas coisas que ele dizia. Mas temi que me chamassem de louca. Eu que sempre falo de tudo pra um monte de gente, não falei dele pra ninguém. Mas agora eu não me importo mais se vão achar loucura ou não. Yay! hahaha 

Esse documentário fala um pouco sobre Eduardo, mas não tudo. Tem toda uma história por trás dele, de como ele foi parar nas ruas. Ele fala muuuuito sobre como vivemos num mundo de competição, no qual um quer ser melhor do que o outro e tem vídeos no qual ele explica isso mais detalhadamente, ele fala de energias, ele fala de como nosso mundo não é comandado por quem a gente escolhe "democraticamente", mas sim, por quem financia as campanhas. Enfim... O documentário é muito bom e mostra em geral, quem é esse cara e quais são as ideias dele. Não tem como ouvir algo dele e continuar (ao menos ao meu ver), sendo a mesma pessoa. Não se você absorver algo que ele disse.



Se ele é o dono da razão? Não. É um ponto de vista. É algo diferente do que a gente costuma ouvir. Tinham coisas que eu já via como ele ou sentia de um modo menos intenso. Já outras coisas que ouvi dele foram totalmente novas para mim e de uma surpresa que ia de um soco no estômago e um beijo na testa. Ele fala tudo de modo suave, geralmente num tom de voz bem tranquilo, de forma de igual para igual. Talvez você não concorde com as ideias dele, mas se decidir ao menos começar a entender o mundo através de você e não através daquilo tudo que já nos impõe mesmo antes da gente nascer, isso já me deixará feliz. Pois é isso que esse cara faz, ele te faz pensar. Te faz pensar quem é você e o que fazem com você. Te faz pensar quem somos nós e o que fazem com nós. Te faz pensar que sistema é esse onde todo mundo quer se amar, mas só fazem se tratar como inimigos. Mas vai do nível de consciência de cada um. 

Eu imagino o Eduardo como aquele cara com ideias inovadoras que terá um público relativamente pequeno enquanto vivo (comparado com a totalidade de gente que tem nesse mundo) e que somente depois da sua morte terá suas ideias totalmente aceitas e propagadas. Isso geralmente é o que acontece com pensadores inovadores, são eles que nos levam adiante em muitas coisas, não é mesmo? Sempre são os loucos que mudam a história. Sempre são eles que sugerem novas alternativas. 

Ele tem um blog, chamado Observar e Absorver, ele também faz umas artes lindas escritas e/ou desenhadas (tem no blog), mas se quiser saber mais mesmo sobre o que ele tem a dizer, vai no YouTube e joga o nome dele lá e seja feliz. hahaha Foi lá que eu acabei conhecendo as suas ideias. Ou no Google também, se quiser ver alguma de suas artes e frases. Se não for para te ajudar com alguma coisa que sirva ao menos para ajudar a respeitar uma opinião diferente da tua. A gente tem que saber conviver apesar de vivermos em um mundo muito dual e heterogêneo, né? E não resisti e resolvi colocar aqui também um vídeo que fizeram dele, aqui: Eduardo Marinho - palavras de amor. É muuuito lindo também. 

Espero que tenha sido bom pra você, como foi pra mim!

Ana Débora, com carinho e gratidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha