Quando sua vida estiver uma merda, aceite

uma metáfora nojenta para um assunto que precisamos falar

O título desse post pode parecer meio louco, mas irei explicar como cheguei a essa conclusão. Isso é sobre eu ter percebido como demorei mais ou menos dois anos e meio pra perceber que minha vida estava na merda, apesar de parecer que um sádico estava escrevendo a minha história, quando recentemente quase mandei para uma amiga o seguinte: nem quando minha vida estava tão ruim, eu dizia que ela era uma merda ou um inferno". Não cheguei a mandar, pois três anos depois é que percebi que, mais do que o mar de merdas que eu estava passando, o pior problema foi ter não admitido que eu estava vivendo um.

Parece piada, tem tom de piada, mas nem era. Mas eu tentava ignorar aquilo, cresci em ambientes um tanto tumultuados, então pensei "vida que segue". Mas aquilo já estava tendo um impacto, sabe? Já vinha tendo a um certo tempo. Eu fiquei por um fio em todos os campos da minha vida. To-dos. Talvez você que me leia já tenha passado por isso e geralmente a maioria das pessoas tem pelo menos um momento assim na vida. Eu tinha mais ou menos vinte anos e sentia como se tivesse quarenta. hehe 

E sabe o problema? Eu não via a situação com clareza. Eu estava tão frágil emocional e mentalmente, ainda me meti em mais problemas, querendo manter todo mundo bem enquanto eu ia pelo ralo. E quando me percebi péssima, sem nada, no final de 2016, foi quando eu reconheci a situação. Um pouco mais de dois anos para cair a ficha. E ainda assim, eu me achava fraca. Só com uns meses de terapia, com a ajuda da profissional que vou atualmente, é que eu percebi que na verdade eu só cansei de ter sido tão forte por tanto tempo. Fardo que uma pessoa não conseguiria carregar, eu carreguei o dobro do meu. Mais que o dobro. Pois eu não queria enxergar justamente a forma que minha vida tinha tomado naquele momento, era um pesadelo sendo vivido. 

É importante que enxergue sua vida como ela é. Alguma vezes, se fingir de cego ou ter um otimismo que te leva pro abismo, não vale a pena. Nem sempre dá pra pensar que vai melhorar. Algumas vezes, você só tem que esperar algo passar por você e esperar que no fim, ainda sobre alguma coisa. Eu passei os últimos 6 meses de 2014 morrendo de medo de perder algo a mais, mas não admitia que estava numa situação de merda, que era horrível sim, que eu tava sofrendo horrores. E eu apenas repetia para muita gente "não aguento mais", mas não era o suficiente. Eu tinha até pessoas que diziam pra mim que eu tava passando por uma barra, que eu tinha o olhar caído e sem brilho, mas eu sempre achava que elas exageravam... repare a cegueira que eu estava. 

Por isso que, quando sua vida estiver uma merda, aceite. Tem vezes que nossa vida é um mar de rosas, mas tem vezes, que é um mar cheio de merda. E é isso. Dai além de você tentar não se afogar, vai tentar desviar das merdas. hahaha Uma metáfora meio nojenta, né. Mas real. Admitir isso não faz de você uma vítima ou fraca, pelo contrário. Até como sempre digo, só podemos melhorar algo quando a gente sabe que não está bom ou poderia estar melhor. Você ignorar um ou vários problemas, não irá resolver nada. Pelo contrário. Fugir, nunca resolveu nada. Ter medo, nunca resolveu nada. Resolver a vida dos outros só pra não admitir que você está na merda, só vai fazer a merda crescer e você afundar ainda mais nela. E eca, né? Ninguém quer isso! 

Já falei muito sobre ter uma vida boa, maravilhosa, com tudo de melhor. Mas se não estiver assim, tudo bem. Tá? Não tem nada de errado com você. É só a vida sendo como ela é. Essa deliciosa montanha-russa, que nos dá um frio na barriga, uma adrenalina. É nesses momentos que a gente lembra que está vivo e percebe que temos que fazer de tudo para sermos felizes o máximo possível. Pois sua vida não é, ela está. Assim como também não somos, estamos. Uma merda hoje, um mar de rosas amanhã. E isso nunca para.

Ana Débora, com carinho e gratidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha