Escrevo sobre o que eu quero ser


Da última vez que fui em minha terapeuta, ela disse que há uma grande diferença entre o discurso e o curso. O discurso, nada mais é do quê aquilo que você diz. E o curso, é como você acaba fazendo na prática. E que o legal mesmo, é que o curso seja o mais próximo possível do discurso.

Mas como você já sabe, eu ando perdida. Dai a dica dela foi que eu criasse o meu discurso e tentasse trilhar o meu curso da maneira mais próxima possível dele. Mas sem cobrança e essa coisa toda, pois não ando conseguindo lidar com minha vida pois minha mente já está sobrecarregada demais com tudo. E minha grande sensibilidade descuidada não ajuda, nem minha falta de percepção com o outro. Eu quero sempre que o outro seja como eu sou. Tenho dificuldade extrema em aceitar certas coisas, pois tenho umas verdades bem difíceis de serem reais hoje em dia. Então estamos trabalhando isso tudo. Eu fiquei bem louca sem dois meses de terapia (não foi culpa minha nem nada, viu?).

Dai, tem essa Monja maravilhosa. Desse canal com projetos maravilhosos. E acredito que esse vídeo abaixo, tem tudo haver com várias coisas que já falei aqui no blog (sobre você ser o que você quer ser; que você é o que você é e não o que te aconteceu; etc) e achei que se encaixaria no texto que estava pensando em produzir. Esse texto é um três em um. hahaha



Pois eu creio nisso. Nós somos o que acreditamos sermos capazes de ser. O quanto nos achamos capazes de modificar. Seja 5% ou 100%, não importa a porcentagem. Mas há algo que cabe a você. A sua escolha. Não é esse mesmo o livre arbítrio? Por isso que nunca gostei de agradecer ao Bem e culpar ao Ruim (entenda a comparação por favor, obrigada). Qual o sentido? Enfim... Respeito quem crê nisso, mas só não faz sentido com a própria "lei" do livre arbítrio. 

As pessoas se modificam, se moldam. Não é apenas a sociedade que te molda. Você também molda a sociedade e você também se molda. Nós não somos apenas influenciados, também influenciamos. E nos transformamos e reinventamos. Na medida do possível, mas do impossível também. Quantas pessoas não deixam os outros ao redor abismados com o que conquistaram? Quantas pessoas não vencem obstáculos de deixar qualquer um de queixo caído? Não acredito nesse mundo de "quem quer conquista", o mundo deve cada vez mais oferecer oportunidades iguais para todos ou até mesmo equitativas, se for necessário. Mas do que adianta ter tudo livre e não se esforçar nem um pouco? Vale mais alguém sem dom e esforçado do que alguém com dom e que não o aperfeiçoa. É como ter oportunidades e não lutar e não ter oportunidades ou não tantas e correr atrás. 

Todo mundo passa por momentos difíceis. Todo mundo sente tudo: alegria, raiva, tristeza, decepção, mágoa, gratidão... E por aí vai. E não anda fácil pra ninguém, sabe? 



E é isso. É o século do câncer e das doenças emocionais e psicológicas. Eu tenho um histórico cabuloso e a maioria das pessoas também. É difícil escolher, é difícil se manter, é difícil mudar. É tudo tão cobrado hoje em dia. E ainda essa coisa que acaba somente transparecendo o estar bem, coisa que, até que eu não faço. Se eu não tô bem, eu extravaso em algum local. E sempre aviso "hoje eu não tô boa". Não dá pra passar só essa imagem de "eu tô bem e o mundo e rosa". Eu não consigo. E você também não é obrigado a estar sempre bem. Eu falo dos meus problemas e quero que você me fale dos seus também. Eu odeio como hoje você tem que parecer sempre bem e... rosa. É forçado. E eu detesto coisas forçadas.

Eu sei que escrevo coisas bonitas, como querer amar mais (amor universal), sobre querer ser mais e mais grata, mas foi assim que comecei a melhorar... Sabe? Até postei sobre isso no blog. Que deixei de ter depressão quando não apenas comecei a bloquear pensamentos ruins, como também, construir bons pensamentos. Cada caso é um caso, mas pra mim, funcionou!

Em janeiro (desse ano) eu entrei num redemoinho de sentimentos ruins e fiquei algo que nunca mais tinha ficado: negativa. Cheia de pensamento bosta na cabeça e ter ficado dois meses sem terapia nesse meio tempo não ajudou. É uma vez ao mês mas já me ajuda demais. Eu tenho tanta vontade de melhorar que só preciso de um sopro para conseguir. hahaha E eu sei que tem gente que não acredita, mas os florais me ajudam demais. É impressionante.


Eu fugi um cadinho do foco do texto. Mas o que eu quero dizer, é que não está fácil pra ninguém. Sabe? Não está. Justamente pelo que a foto acima tem escrito nela. Até decidirmos nos colocar acima do ferro, para vivermos de fato como somos feito e não querer viver como querem que a gente viva a vida, como ferro, não vai dar bom pra ninguém. Só vai piorar. Vamos ficar mais ansiosos, deprimidos e infelizes. Mas nós podemos escolher, sim. Ainda nos cabe a escolha. Essa vida é meio que nos imposta, com imensa pressão, mas podemos dizer não. Podemos viver como bem quisermos.

É tanto ruído no mundo, tanta pressão, tantas vozes... que fica difícil interiorizar e ouvir a própria voz. Mas temos que dar um jeito de ouvir o que ela diz. Pois ela ecoa, vibra, dentro de nós. Pode ser um pensamento, um sentimento, uma sensação. Eu escrevi um texto tem um tempo (sim, publiquei aqui também) e escrevi "Escute você. Cuide de você. Ame você.". Se respeite e se coloque acima das coisas que você acha que importa, como um relacionamento que não te faz bem ou o trabalho/escola/faculdade que não condiz com o que você é ou deseja. Quando morrer, você vai levar o quê?

Eu ando perdida. Por isso, ando escrevendo sobre o que eu quero ser.  Estou criando o meu discurso e que eu tenha calma na alma o suficiente para percorrer o meu curso de forma mais similar possível ao meu discurso. Que todos nós, sejamos capazes. Eu realmente acredito na luz de cada um, no amor. Mas cada um da sua maneira. Que possamos florescer. Não são tempos difíceis para os sonhadores, nunca é ruim pra sonhar. E lutar. Vamos continuar tentando.

Obs.: Lembrando que, em casos de doenças como ansiedade, depressão, bipolaridade, algumas precisam sempre de medicamento (então tem que ir ao médico sim, viu?) e você pode até superar depressão ou ansiedade sozinho, mas não se sinta obrigado a isso e sempre é melhor com ajuda, ok? O melhor é sempre procurar ajuda. Eu não fiz isso durante a maior parte da minha vida e foi vacilo. E eu sempre friso isso. Sempre. É doença e tem na maioria das vezes só melhora com ajuda. Pois é doença. Agora, mesmo que algumas patologias dificultem isso, é importante não deixar a esperança morrer, tá? Não desista! Não acredite nem aceite que essas doenças são maiores que você. Mas tenha paciência no processo de melhoria também, viu? Demora, mas passa.

Ana Débora, com carinho e gratidão
o texto ficou meio maluco, mas foi de coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha