The Matrix, o filme

Nota: 5/5  I Ano: 1999 I Censura: +14 I Diretores: Lana e AndyWachowski 

Ah, Matrix. Um dos poucos filmes que mais me cativou do que assustou em minha infância. E que depois, vi novamente pela metade no ensino médio, pra minha alegria. E então descobri que era uma trilogia e desde lá eu criei a vontade de assistir tudo. Depois de anos de enrolação, baixei e irei assisti os três filmes! Iniciando a primeira das três resenhas! 


Matrix deve ser o único filme de ação que não só gosto como também amo e é favorito. hahaha Tenho uma longa história com esse filme... E o motivo de gostar tanto? Tem um quê filosófico incrível! A Matrix. O que te leva a ela é a tal pergunta. Você se pergunta o que ela é então ela irá atrás de você. Mas no caso do nosso protagonista, ele também é observado por Morpheus, que acredita que ele é "o escolhido". O que me fez gostar do filme, não foi o herói ou a guerra em si. Mas de que nada é o que parece. E mesmo que tenhamos certeza sobre algo, não dá para ter certeza se estamos corretos.
     
Neo vive uma vida dupla, porém, pouco explicada. Apenas sabemos que como sr. Anderson ele trabalha numa grande empresa de software (algo assim) e como Neo ele busca respostas e faz trabalhos que não estariam dentro da legalidade. Em uma noite qualquer, as coisas começam a mudar. Importante ressaltar que o clichê acaba no mesmo instante em que começa.


Como Neo, não sabemos de nada e ficamos cada vez mais confusos e assustados como ele. Mas o filme não enrola e as coisas vão acontecendo de forma rápida, mas sem deixar algo mal explicado. Nós conhecemos Trinity logo no início e então Morpheus, que oferece a Neo a escolha entre a verdade e voltar ao que já tinha como vida. Mas a vontade de Neo em saber foi maior e assim, de fato, o filme e a jornada de Neo começam. Lembrando que o caminho que ele escolheu, foi justamente por um sentimento que ele sempre nutriu. Ele já procurava a resposta quando foi parar nessa "confusão".
   
O filme fala muito sobre a questão do que é ou não real. Sobre o poder que temos ou não pelo universo. Pode ser um filme ruim pra quem não consiga acompanhar algo com um significado mais profundo. Apesar de ser um filme com muita ação (quem não conhece a cena das balas em câmera lenta?), ficção científica, também podemos considerar um filme filosófico. É um filme onde determinada realidade é questionada e para sair dela não é algo da capacidade de todos, o que  lembra a Caverna de Platão. Tolos os que pensam que a ignorância é uma bênção. 


Matrix é um filme completo. Tem amizade verdadeira, traição, vilão e até casal pra shippar. hahaha Acredito que será para sempre um dos meus filmes favoritos, espero que as continuações não destruam isso! hehe É um filme que recomendo, mas não para todos. Recomendo para quem gosta de um filme com um bom enredo e um significado incrível. Mas é o tipo de filme que até quem não gosta, dá ao menos três estrelas. ;) É o mais aclamado da trilogia. É o filme que explica o que seria a Matrix, a guerra e o surgimento do escolhido.


Sinopse: Ficção Científica de ação que reinventou vários conceitos no gênero no final dos anos 90. Fala sobre o domínio das máquinas sobre os homens. Um grupo liderado por Morpheus está atrás do "One" - o escolhido - que, diz a profecia, libertará a raça humana dessas máquinas. ()

*não achei legendado*

Ana Lua
tumblr  facebook instagram
aulas voltaram ontem e quase não
consigo postar hoje... :c

6 comentários:

  1. Ótima resenha.. Mas já assisti ao filme e não gostei muito dele. A ideia do imaginário bem utilizada no filme não foi do meu agrado. Saudades do seu blog ♥ xox
    fairiesdancing.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muié, você voltou! hauhauhauha
      Sim, gosto é gosto, né? haha

      Excluir
  2. Eu sempre gostei de Matrix, porém... eu sempre fiquei "presa" pelas perguntas filosóficas e acabei sem entender o desfecho do filme (aliás, tu entendeu? Por favor, se entendeu explique pra mim, porque eu tô super confusa com o que aconteceu com Neo e o porquê de aquela senhora falar aquelas coisas XD ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *SPOILER PRA QUEM NÃO VIU OS OUTROS FILMES*
      .
      .
      .
      Assim, ele tinha o poder das máquinas sendo um homem (pelo que entendi vendo só por ver, irei ver mais vezes e na ordem certa, vi o três no lugar do segundo, pense no susto que tomei...), além do Oráculo, ela disse algo como se Smith (o agente) e ele (Neo) fossem "iguais", só que cada um com um propósito e que na luta final, quem vencesse "decidiria" como o mundo iria prosseguir. Quando ele "possui" Neo, ele morre. Mas algo dentro de Neo, destrói Smith. E isso, nem eu entendi. hahaha
      A Oráculo é um programa. Ela é boa, mas ajudou até a criar a Matrix. Creio que ela fala aquelas coisas pois ela foi programa também, pra fazer aquilo. E vê que ela não morre? Pois é uma máquina também. Só que do "bem" e que queria o fim da guerra.
      Espero não ter respondido besteira. kkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Ai meu Deus, isso não faz sentindo nenhum!
      Então o Neo mata o Agente S depois de ser possuído, ai, supostamente, a Matrix acaba, mas nada do que foi será, as máquinas ainda existem, já que a velha ainda tá viva, mas isso não significa que existe outro Matrix e que isso é um looping?
      Relaxa que eu também tô confuZasa, caraca, Matrix pior que maconha pra viajar.

      Excluir
    3. A Matrix não acaba! hahaha Lá no final do filme, o Oráculo fala com a máquina responsável pela Matrix. Eles apenas fazem uma trégua, sabe? A guerra "acaba". A Matrix passará a ser opcional, e não uma coisa que independe da vontade das pessoas. Ou seja, todos vão ter a opção de ficar ou não na Matrix. Como o Neo teve.

      Excluir

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha