Donnie Darko, o filme

Nota: 5/5  I Ano: 2001 I Censura: +14 

Sempre quando via esse filme para baixar, pensava "que coelho assustador, que enredo terrível, não quero". Não que não fosse do meu interesse, mas... Não era a época certa. Por fim, acabei baixando. E algum tempo depois, assisti. O filme Donnie Darko, que possui diversos atores com rosto conhecidos, porém, a história do filme está longe de ser algo que podemos reconhecer ou ligar com algo facilmente.
 
Tal filme, foi escrito e dirigido pela mesma pessoa: Richard Kelly. Ele construiu um entendo bastante intrigante e complexo e podendo ter diversas interpretações e entendimentos, logo, se torna necessário assistir mais de uma vez. Eu irei rever o filme, quando estiver com o coração recuperado da primeira vez que o assisti. Pois já fazem umas duas semanas que vi, melhor, bem mais. E ainda assim, o filme ainda me assusta.


Quem seria Donnie Darko? Nós vamos descobrindo mais sobre esse personagem juntamente com o desenrolar da trama. Mas, basicamente, ele é um garoto de humor ácido, com opiniões formadas e bastante atitude. Só que tem um porém: ele é "problemático". Mas tudo realmente só muda, quando ele é salvo de um desfecho trágico pelo seu mais novo amigo imaginário, um coelho gigante e que fala. E o que ele disse? Uma profecia.
 
A história tem início com Donnie acordando longe, bem longe de casa. E isso se repete ao longo do filme. Donnie é o tipo de pessoa que no início você não vai com a cara, mas depois de passar um tempo com ele, ou seja, ao decorrer do filme, nós vamos compreendendo e nos apegando ao personagem.


Após ser salvo pelo coelho (sinistro), Donnie cria uma espécie de lealdade ao mesmo. Porém, quem escuta vozes realmente acredita no que escuta. E Donnie não é mentalmente "normal". Ele mesmo admite, sem problemas, que tem problemas emocionais. Então o que torna o filme tão intrigante, é exatamente isso: era loucura, não era loucura ou um misto dos dois? Ou o Richard queria expor pessoas com esses problemas emocionais por um ponto de vista diferente? Pois as pessoas ainda possuem um certo preconceito com quem possue algum desses problemas (esquizofrenia, depressão, bipolaridade, etc) e talvez ele quisesse mostrar que, mesmo ele sendo assim, Donnie era uma pessoa como qualquer outra. Enfim... Mas não dá pra ter certeza de nada com esse filme. Só dá para entender a lição que ele quis passar. 
 
Não li nenhuma resenha realmente conclusiva. Que conseguisse ligar todos os pontos. Talvez nem o autor na narrativa o saiba, no fim das contas. Talvez ele tenha feito de propósito. Talvez ele quisesse que nos sentíssemos meio perturbados, como Donnie algumas vezes se sentia. Talvez esse fosse o propósito. Mas como sempre, nada é tão conclusivo. 


 
Além da lealdade ao coelho, após o seu salvamento e a profecia, as alucinações de Donnie vão ficando cada vez mais fortes. E ele realmente não exita em obedecer ao coelho. Só que Donnie não ficava parado, ele vai atrás de informações sobre o que poderia ter relação, de alguma forma, com a tal profecia. Assim, ele vai buscando compreender mais sobre o universo e o tempo, desdobrando em um mistério científico de tirar o fôlego e queimar neurônios. Não vou me aprofundar mais nisso, para não dar spoilers.

Além de falar sobre o caminho de seu personagem principal, o filme também expõe diversos tipos de violências. Desde a doméstica até o bullying. Mas também retrata ao amor e ao altruísmo. E questiona os padrões existentes na sociedade.


É um filme para quem ama física, sem dúvidas. Ou que ao menos goste de algo mais reflexivo ou que goste da ideia de poder controlar o tempo, algo assim. Decidi que, além de poder dar nota com um ♥ (que significa "amei"), irei também poder colocar ou não, uma ★, que significará favorito. Esse não foi um filme que amei, pois ele é de cortar o coração. É um filme pesado, chocante. É um filme que quando ele acaba, você fica meio que sem reação e ao mesmo tempo querendo gritar, xingar... Eu fiz tudo isso junto. Eu não sabia se chorava, se ficava com raiva... É muito intenso. Mesmo. 
    
E a trama é do caramba. Não tem como prever como o filme irá continuar. Pode acontecer qualquer coisa e nesse filme, sempre é algo mais brutal. Quando você pensa que vai dar uma amenizada, intensifica. Então é muito, muito louco. Enfim... Não é um filme que amei pois o final arrasou comigo. Mas, sem dúvidas, merece uma estrela! Tanto que decidi finalmente colocar como mais um critério de avaliação justamente com ele. hahaha Pois eu tinha que deixar claro: fa-vo-ri-to! 


Sinopse: quem vê Donnie Darko logo imagina se tratar de um adolescente desajustado. Na verdade, Donnie está à beira da loucura, devido a visões constantes de um coelho monstruoso, que tenta mantê-lo sob a sua sinistra influência. Incitado pela aparição, Donnie tem atuação antissocial, enquanto se submete à terapia, sobrevive às extravagâncias da vida e do romance no colégio e, por acaso, escapa a uma estranha morte devido à queda de um avião. Donnie luta contra os seus demônios, literal e figurativamente, numa intriga de histórias entrelaçadas que jogam com as viagens no tempo, gurus fundamentalistas, predestinação e os desígnios do universo. (Fonte)


Ana Cruz Lua
 Redes Sociais: facebook l instagram l tumblr
o que é loucura?
o que é real?

4 comentários:

  1. Adorei. Quero ver esse filme agora, mais estou com medo desse coelho.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é ótimo *-* O texto ficou ótimo rs Donnie é um filme que eu sempre recomendo, ele vai muito além das expectativas, isso é, se tu conseguir interpretar as mensagens nas entrelinhas, eu vejo ele e me lembra os filmes do Kubrick o//

    Isso aí.
    xoxo
    ugdu =]

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muito receio com filmes que deixam a gente meio louco (por isso até hoje nunca assisti O Cisne Negro), me dão uma sensação ruim. Mesmo assim esse filme sempre me deu curiosidade, e mesmo que seja meio louco e vai me deixar arrependida depois, vou assistir.Principalmente por causa da sua resenha ♥
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bem, bem, também tô com medo desse coelho sinistro.
    Só conhecia o filme pelos gifs no Tumblr, agora está na minha lista para assistir, com certeza.
    P.S: Só pelo review já me identifiquei com o Donnie XD

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha