Se o brasil vai mal, a culpa também é nossa

Comece a pensar. Pode começar desde já, se quiser. 

    Eu já estava com saudades da categoria "palavreando". Sempre tentava escrever um e não dava certo. Mas tem algo recentemente, que está realmente me incomodando. Para o Brasil em que vivemos hoje, tentamos achar um culpado. Se está violento e tem mais marginalidade do que deveria existir, a culpa é do governo. Se tem mulheres que morrem tentando abortar ilegalmente, a culpa é do governo. Se o idh ainda não é lá essas coisas, a culpa é do governo. Se a nossa educação é uma das piores do mundo, a culpa é do governo. E quem coloca esses sujeitos no poder? Exatamente. O que significa que, esse Brasil e essa culpa, também é nossa.
    "Tá, maluca. Mas o que você quer dizer mesmo?". É só que, eu sempre escuto as pessoas falando que "marginal tem que apanhar/morrer mesmo" e elas não percebem que estão iniciando uma guerra que não é delas. Não estou dizendo que roubar e cometer outros crimes seja certo, mas tentar retribuir de forma violenta, também não é algo inteligente. Assim, a população irá brigar entre si e ninguém se toca que, deveriam se unir contra a prefeitura, o governador e por aí vai. E é isso mesmo que eles querem: que aconteça a carnificina entre o povo e eles lá, com a vida linda e tranquila. Sem ninguém para dizer "a culpa é sua". Pois podemos pagar para a nossa residência ser mais segura, mas e quando saímos de casa? Dinheiro nenhum nos protege.
    Já fiz um post, lá no início do blog, comentando sobre corrupção. Também escrevo sobre outros temas que envolvem o país, pois é algo que realmente fica martelando em minha mente. hehe Mas, voltando. O fato é que o Brasil parece (pois só parece mesmo) melhorar, só que quase ninguém sente essa melhoria. O país continua violento, com péssima educação, com uma diferença social gritante. E as pessoas não culpam quem realmente tem culpa.
    Do que adianta, por exemplo, diminuir a maioridade penal quando a penalização no Brasil, é completamente falha? Só vai fazer com que a marginalização chegue cada vez mais cedo até as crianças. E a impunidade vai estar presente novamente. São questões que poucas pessoas param para pensar. Poucas pessoas se importam de fato com o rumo que o país toma. É tudo "não vou fazer certo, pois todos fazem errado" que me dá uma raiva, que... nossa. Então quando as pessoas transformarem em moda o suicídio, dê um fim na sua vida também, obrigada.
    E o que eu deixo de reflexão para você é: que parcela de culpa temos nisso? Que parcela de culpa você tem nisso? Pois por menor que seja, todos nós temos. É importante fazer o certo, dar o nosso melhor. Não adianta cobrar tanto dos políticos, quando não cobramos muito nem de nós mesmos na hora de votar.
Mais um dos meus posts em que escrevo, escrevo e sinto que falta algo. É mais para extravasar temas que não me deixam dormir, sabe? Como sempre, sou só uma mera cidadã com seus blablablás. Comente (de forma sensata) sobre o que você pensa também.

Ana Cruz Lua
 Redes Sociais: facebook l instagram l tumblr
o mal lavado não pode falar do sujo

3 comentários:

  1. Ficou bem intenso esse assunto e querendo ou não é algo bem delicado. Concordo com o pensamento de termos que ponderar nossas atitudes e pensamentos, principalmente quando se refere a algo que vá influenciar sobre alguém, por mais que seja maioria ou minoria, mas querendo ou não, podemos até refletir sobre nossa culpa e atitudes, mas a sociedade é literalmente como uma tragédia grega. Outra coisa, destaco suas palavras, temos que dar o melhor de nós, acho que só assim para as coisas começarem a andar sem insanidade.

    Isso aí.
    xoxoxoxo
    UGDU

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu nunca ouvi (li, perdão) tantas verdades aqui. Eu quero fazer um vlog e falar sobre essas coisas nele, porque acho que escrevendo não vou encontrar as palavras.
    Na minha opinião, o Brasil está uma verdadeira merda por culpa nossa. Quem ensina são os professores, e eles podem ganhar muito pouco mas podem ter esperança de um lugar melhor com o que eles estão ensinando e botando na cabeça de crianças que vão se tornar adultas e ter escolhas. Mas não. Eles fazem mil greves e protestos que nunca chegam a nada porque nunca são bem feitos, e culpam o governo quando as crianças sem conhecimento crescem sem opinião. Ou então essas pessoas que vão fazer protesto. Manifestação é certo, mas será que ainda não prestaram atenção que isso atrai vândalos e não chama atenção alguma?
    Com a Copa chegando, o Brasil vai ficar com uma fama tão ruim que quero sair daqui desde já. E as pessoas vão usar isso para reclamar do Brasil, mas isso só vai atrair os olhos dos estrangeiros para não vir mais aqui.
    O Brasil está uma merda porque só tem gente ignorante, que não tem opinião e "tudo é culpa do governo". Será que não percebem, como você disse, que eles colocaram o governo lá? O Japão e Estados Unidos são toda essa grandeza porque colocaram gente realmente boa no cargo porque tem opinião. Deviam pensar nisso.
    Adorei seu post. Você sentiu falta de algo, eu percebi. Acho que devia primeiro pensar em tudo que vai falar antes de falar, então vai encontrar as palavras com facilidade.
    Espero que tenha lido essa redação que fiz aqui ><
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A verdade é que a culpa é da população.
    Se temos um governo desse jeito é porque não "apertamos" o suficiente para exigir nossos direitos, nos tornamos acomodados com a situação e por isso eles se aproveitaram disso. A população, embora agora esteja mostrando sinais de revolta, em si, ainda é bem ignorante.
    Basta andar pelas ruas da cidade para observar a falta de organização, a sujeira (que já é um sinal da falta de educação)...
    É lógico que o governo atual tem culpa pelo seu descaso, além de que basta uma caneta, uma assinatura, para que os impostos aumentem, e a robalheira também; porém, por ele ser do jeito que é que devemos fazer algo.
    Somente se revoltar sem direção certa num dá certo.
    Precisamos de uma reforma política, e essa é a verdade. Mas ninguém quer, realmente, parar para pensar nisso.
    Diminuir a quantidade de senadores, secretários e deputados, desnecessários, assim como os salários para esse tipo de servidor público (que, em minha opinião, é uma profissão muito mais simbólica e honorária do que que "status", como é hoje). Aumentar a maioridade penal, melhorar as condições das prisões, o salário dos polícias e colocar mais rondas.
    Mas isso nem seria tão necessário se tivesse maior combate as drogas, melhora no salário mínimo, dos professores, da rede pública de ensino, educação dos pais e mais projetos culturais, além das oportunidades de emprego para o jovem (que é difícil conseguir emprego de meio período aos 15).

    O maior erro da população brasileira é: preguiça.
    E, pior, anda de mãos dadas com a alienação.

    E... em resposta à esses broncos que dizem "não vou fazer certo, pois todos fazem errado":

    "O errado é errado, mesmo que todos estejam fazendo. E o certo é o certo, mesmo que ninguém esteja fazendo".

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha