Azul é a cor mais quente, o filme

NOTA: 5/5 ♥ I ANO: 2013 CENSURA: +18 ADAPTAÇÃO LITERÁRIA

Eu não assistir muitos filmes franceses, para ser sincera. Esse é o segundo, se não me engano. O primeiro que vi foi o aclamado Amélie Poulain, que céus, eu realmente amei. Então quando vi que teria um filme francês, que girava em torno de duas mulheres, pensei logo "preciso assistir, deve ser incrível", e eu estava certa.
 
Acho que "azul é a cor mais quente" rotula demais o filme. Acho que "a vida de Adèle", ficaria mais legal. Pois a Emma nem permanece com o cabelo azul (não é spoiler, aparece até no trailer), então fica meio que sem sentido o título brasileiro do filme. E quanto papo só para o título, né? haha O filme é incrível e tem gente dizendo que o livro é ainda melhor. Já sabe quem está louca para ler o livro? Sim, essa que vos escreve.


Vou começar do início. A história gira mesmo, é em torno de Adèle. Nós entendemos as coisas mais do ponto de vista dela. A sua rotina na escola, a saída com um carinha, as dúvidas. E no meio de tudo isso, a mulher do cabelo azul de quem ela não consegue esquecer. Mesmo que só tenha visto ela rapidamente na rua. Assim, temos uma Adèle que gosta de escrever com mais e mais conflitos internos. E como toda boa adolescente, com seus 15 anos, tudo com base de muitas lágrimas. 
    
Até que um dia, Adèle descobre que a mulher do cabelo azul se chama Emma. E assim, o enigmatismo entre as duas se faz presente. Os olhares são intensos e estimulantes. Você assiste e não quer que pare, não quer que elas se separem. Mas tudo bem, pois a partir do primeiro encontro o relacionamento das duas só irá evoluir. Assim, acompanhamos Emma em novos conflitos. O preconceito em seu grupo de amigos, as dúvidas e os preconceitos internos que precisam ser superados. 
    
Gente, a maioria tem caído de amores por Adèle. O cabelo bagunçado, a boca sempre entreaberta (me lembrou Cassie, de Skins). Mas... Gente, que raios é a Emma? A mulher tem uma cultura que... céus! E desenha e pinta de um jeito que, nossa. Não tenho nem palavras para descrever o que achei desse personagem. Amei a Emma, do início ao fim. Mas é muito mais fácil encontrarmos uma Adèle da vida, do que uma Emma. 


Eu amei quase todos os diálogos das duas. Até os das discussões. Fiquei com vontade de aprender francês, pela primeira vez na vida. Outra coisa que eu amei, foi sempre a importância do olhar das duas. Sempre o olhar. Sempre. Intenso, verdadeiro. Brilhante! Se arte boa é uma arte capaz de tocar corações, vou contar, elas arrasaram! Deram um show. Quando elas estão felizes, dá para sentir a felicidade. Nas discussões, dá uma aflição. Elas tornam os sentimentos palpáveis. 
 
Sobre as cenas de sexo... Eu não sei nada de sexo entre mulheres, então nem posso falar que foi isso ou foi aquilo. Mas eu acho que cada pessoa transa de um jeito, né? Então é meio sem sentido taxar de "foi o sexo no ponto de vista de um homem". Pode ser, mas como disse, nem sei. Visto que nunca me relacionei com uma pessoa do mesmo sexo. Tem gente criticando. Tem gente elogiando. Tem gente se sentido exposta (não entendo). Mas... Sobre as cenas de sexo serem longas, acho que, como já li: o filme tem três horas. E céus, as cenas de sexo não chega nem a ser 10% do filme! Passa longe de 10%!
 
As pessoas ficaram chocadas pois é algo novo e andamos muito politicamente corretos. As pessoas vivem comentando que é o sexo que deveria ser considerado algo normal, não a violência, mas acho que as pessoas não dizem o que realmente pensam. Pelo menos eu, enquanto assistia, consegui sentir a paixão e o carinho que envolviam as duas. Intenso, sim. Mas não deixou de ser lindo. Foi lindíssimo.


Adorei o jeito como o ambiente de Emma e Adèle eram diferentes. E como isso foi demonstrado. São nas situações do cotidiano que percebemos algumas diferenças gritantes. E como elas podem nos influenciar. Como as barreiras internas são as mais difíceis de serem superadas e que são elas que realmente nos impedem de seguir. Ou melhor, são elas que ferram com tudo.
 
Esse é um amor que merece ser visto. Ser com duas mulheres é detalhe. Pois amor é amor. Quando é que as pessoas vão entender isso? Que quando duas pessoas se amam não tem como ser errado ou feio? É uma linda e trágica história de amor. Que mais do que merece ser vista. Não viva sua vida sem ter visto esse filme, é sério. Mais do que recomendado!


SINOPSE: Adèle (Adèle Exarchopoulos) é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente.


Ana Cruz Lua
 Redes Sociais: facebook l instagram l tumblr
obrigada pelo carinho ♥
e azul É a cor mais quente

Um comentário:

  1. Wow! *-* Parece realmente muito bom! Vou colocar na minha lista de filmes SHUAUSHUAS
    Estou á procura de pessoas legais pra formar uma equipe, se tiver interesse, visite o meu blog e deixe o seu e-mail nos comentários, ok? :3
    #BeijocasDaSaroca
    Passe pela minha rua! ❤ Se essa rua fosse Minha

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha