Um dia, o livro

Páginas: 411 I Nota: 5/5 ♥ I Autor: David Nicholis I Editora: Intrínseca 

Eu poderia começar dizendo "nos dias de hoje, os relacionamentos...". Só que não, pois isso é desde sempre. Quem é que não sabe, que nós, deixamos passar coisas lindas por medo? E não só isso. Quem é que nunca mentiu tão bem para si mesmo a ponto de esquecer a verdade? Por isso que Um Dia é um sucesso. Não tem como não se identificar. Os personagens são gente como a gente.
   
Podemos acompanhá-los durante vinte anos. E quanto tempo é necessário até a ficha realmente cair? Quantas quedas precisam acontecer até os reais sentimentos virem à tona? Por qual motivo, nós sempre deixamos as coisas para trás? Esse livro fala muito mais do que romance ou amizade, fala sobre a vida e escolhas.
   
O livro é dividido em circo partes e possui capítulos para cada ano, no mesmo dia em que eles se "conheceram". Não tem como não se apegar aos personagens, pois eles são muito carismáticos (e podem até lembrar algum conhecido). O livro não apenas faz refletirmos sobre o que somos, mas aonde nossas escolhas podem nos levar: ao céu ou ao inferno. Não tem meio termo. E não tem como parar no meio do caminho. O tempo é implacável.
   
Um Dia é tão perfeito que eu tenho até dificuldades para resenhá-lo. Digo isso com toda minha sinceridade. É um livro maduro. Um livro que nos dá ensinamentos como se nada tivesse para passar. Um livro inteligente. Brutal. Um verdadeiro retrato de nós mesmos e da vida. Tenho certeza que será um livro que também te devorará por semanas. Só espero que você não pire tanto quanto eu. Mas sobre chorar? Ah sim, separe os lencinhos. Uma hora ou outra você chorará com essa obra.


Essa é a capa do filme, queria a primeira. Mas, fazer o quê, né? Eu não sou fã de laranja, mas adorei a estética do livro. As flores são amarelas, tornando a leitura menos cansativa. O filme também é muito bom... E gente, esse livro me fez chorar. E poucas coisas me fazem chorar. Já que eu sou o tipo de pessoa que tem um certo hábito de engolir choro. Mas com Um Dia? Ah, não deu para segurar. E levei seis meses para digerir esse livro. 
   
O autor me surpreendeu. Me fez chorar, refletir. Gente, a vida é um sopro. Não existe dia bom ou dia ruim para qualquer coisa acontecer: elas acontecem. Não importa se você está preparado ou não. Ou se irá suportar o fardo e as consequências. Um Dia é sim, um livro brilhante. Nos retrata de forma bem realista. Um romance sem muita utopia, baboseira ou doce demais. É real. Poderia ser comigo. Poderia ser com você. Um dia, em qualquer dia. Acontece...


- A Relação de Amor e Ódio com Um Dia -

Eu li o livro na madrugada. Sim... Estava fazendo um curso exaustivo, chegando em casa umas 9PM, mas quando peguei Um dia, não consegui largar. E assim a loucura começou. O problema é que nas resenhas, descreviam o livro como se fosse um conto de fadas. Mas de contos de fadas não tem nada. Então te digo uma coisa: cuidado com as resenhas que você vai ler. Ultimamente eu visito blogs literários que acho o gosto do dono parecido com o meu. E mais, quando eu vejo que sempre há uma opinião forte, sabe?
    
Eu demorei a digerir o livro, pois ele acabou sendo totalmente diferente do que a imagem que eu criei sobre o mesmo. Sabe o que é esperar o paraíso e acabar encontrando algo que nem chega perto de um? Pois é... Mas a verdade é que o livro é maravilhoso. Brutal. Encantador. 
    
O ponto forte, além da própria história de amizade e amor, são os personagens. Não tem como não amar. Mas como eles são tão reais, existirá um pouco de raiva também. haha Por isso essa relação de amor e ódio. E algo a mais... Eu preferia que outro personagem tivesse tido outra chance, mas, enfim. O livro não teria sido tão impactante se o autor não tivesse feito o que fez. Um Dia, o livro que eu amo e odeio. Ah... 


Ana Débora
 Redes Sociais: facebook l ficklr l tumblr
Um dia, em qualquer dia. 
Acontece...
e muda tudo.

Um comentário:

  1. Adorei a introdução do post <3 Esse livro me encantou porque são pessoas como nós e também porque conseguimos acompanhar a evolução de cada um. E suas vitórias, derrotas, angústias... Um dos meus livros favoritos para sempre! Além do mais, tenho uma história especial com esse livro e o filme. Vi nos cinemas com uma pessoa super especial para mim...
    Enfim, adorei suas palavras ♥
    Beijão - http://otoemduvida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha