Palavreando - protestos no brasil

O post não é tão grande quanto parece. Coloquei muitos vídeos e fotos, para quem não acompanhou de perto ou quer saber mais.  Fiz o post para ser informativo também. hehe 

    Eu pensei em dar quase uma aula de história para vocês. Mas desisti disso e vou apenas resumir: manifestações já aconteciam por aqui, mas nunca assim, com tanta gente bonita e de coragem nas ruas. Então um viva! A televisão e algumas revistam manipulam a verdade, fazendo x parecer y. Então acompanhe tudo pela internet, e não pela grande mídia. A polícia faz parte do povo, mas trabalha para o governo, então protege o governo na hora da briga e não o povo. Quem vai protestar na rua, não é vagabundo e muito menos vândalo, protestar é um direito de todos, sabia disso? Na verdade, quem vai protestar, é quem tem consciência de que é brasileiro e que pode deixar bem claro quando uma situação o incomoda e que ele conhece bem os próprios direitos e que irá cobrar por eles quando perceber que os seus direitos não tem mais tanta validade assim.


    Qual brasileiro nunca reclamou do Brasil? Você conhece algum? Eu acho um absurdo alguém ser contra a essa galera que tem ido as ruas. Pois quem é brasileiro sabe, que aqui a educação pública não presta. Que a saúde pública não presta. Que a violência está cada vez pior. Que os políticos possuem cada vez mais prestígios (que nós pagamos) enquanto os cidadães comuns (que pagam tudo) só se ferram. Que o trânsito é um caos. Que temos uma das cargas tributárias (impostos) mais altas do mundo e que esse dinheiro (que é nosso), quase que não é investido/revertido para o nosso benefício. Que a corrupção é quase sinônimo de político por aqui. Quantas coisas em desordem, não? E a quanto tempo não assistimos isso sentados, apenas reclamando: "que bosta de país" ou "que país é esse?". E bem... Um país é feito pelo povo, meu caro. Abaixo, escutem essa música. E reflita.


    Os protestos estão ocorrendo em muitas cidades do Brasil. E não é mais por vinte centavos. É por muito mais. Pois há tantas coisas que quem acordou quer mudar. Sobre os vandalismos, é uma pena. Mas é a menor parcela de quem tem ido as ruas. Infelizmente, alguns estão com um real sentimento de revolta. Mas o pior mesmo, é apanhar dos PM. Pois apanhar e ficar por isso mesmo é difícil. Você apanhar quando você protesta por um motivo legítimo é um absurdo. Porém, violência alguma se justifica. Nem por aqueles que manifestam, nem por aqueles que estão fardados. E apesar de algumas manifestações terem sido marcadas pela violência, outras foram marcadas pela paz. Então, nada está perdido. Abaixo, alguns vídeos que eu assisti por esses dias.


    Os problemas são muitos. E cansamos de assistir tudo com passividade. A corrupção, a falta de respeito, o "eu faço como se não fosse a minha obrigação" dos políticos, os problemas de infraestrutura, os corruptos que permanecem sem julgamento, a PEC 37 (pesquise sobre se não souber o que significa, e leve um susto), entre muitos outros absurdos. Quantas coisas existem para revoltar um cidadão brasileiro? Será que dá para contar nas duas mãos? Esses protestos não são sem sentido. Eles possuem extremo fundamento. Nós estamos sim, despertando. Nós estamos desfrutando do nosso poder: o poder do povo.  O maior poder a ser temido. Pois nós somos a maioria. Quem pode contra nós quando unidos? Essa é uma luta de todos!


    Os brasileiros tomaram uma alta dose de vergonha na cara. Cansamos de reclamar no facebook ou de frente à TV. PC e Cauê fizeram vídeos sobre isso, e ficaram ótimos. Caso ainda não tenha assistido, clique no nome deles e assista. Informe-se. Saiba o que de fato está acontecendo. Vários jornalistas imparciais estão escrevendo sobre os protestos. Vá e leia. Está acontecendo algo histórico no nosso país, e qualquer um de nós pode fazer parte disso. Procure saber se em sua cidade vai ter alguma movimentação, e se possível, participe. Um país, é feito pelo seu povo. Nós escolhemos o que queremos viver. E você, o que vai escolher? Continuar reclamando da realidade que te impõem ou ajudar na criação de uma nova, que todos desejam viver? Acorde também. Você faz parte desse gigante. 





    E caso você não possa ir, ao menos apoie quem vai. Eu ainda estou tentando convencer a minha mãe... Saco, né? Tenho menos medo de enfrentar a tropa de choque do que ela (minha amada mãe). E ah, que emoção que dá ver os vídeos né? A nossa geração que sempre foi motivo de piadinhas dos mais velhos... E vejam só. Vejam que não somos só facebook. Não somos tão alienados como podemos parecer. Eu já tinha orgulho de ser dessa geração, e agora? Nossa... Eu quero muito ir no protesto da minha cidade nessa quinta, para sentir que eu fiz parte disso de forma concreta e finalmente poder chorar de tanto orgulho. E ter orgulho de mim como estou tendo de cada um que deu a cara a tapa. E como muitos, estou realmente orgulhosa de ser brasileira. Mas... Quem não ficaria? 


    E que nós, com isso, possamos aprender e nunca mais esquecer de lutar pelo que é nosso. Que isso não dure um mês, ou um ano. Que isso sobreviva por gerações e que nunca mais acabe. Pois quando algo desandar, devemos retornar as ruas. Sempre. O brasil é nosso! Acho que nunca ficou tão claro, né? Tenho que me controlar e acabar o post aqui. Ah, e eu peguei as fotos no tumblr e no facebook. 
Até a próxima! E não esqueça de comentar o que você sente e pensa sobre!
Abraço urso. 
Ana Débora 

4 comentários:

  1. Já estava na hora disso acontecer, beijos :*

    Acessa: http://pstayna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei da ideia do post, sabe. Dizem que são apenas míseros 0,20 centavos, mas esses vinte centavos poderiam estar sendo investidos em educação e saúde, e ao invés disso estão indo para os cofres do governo. A mídia esconde muita coisa, mostra somente o lado vândalo dos manifestantes, mas não mostra o que acontece pelo lado político e democrático. Tudo é questão de ordens, estamos em uma nação em que 0,20 centavos está abrindo olho de muita gente e acordando o país.
    Adorei o novo layout >///<
    Pequena Garota

    ResponderExcluir
  3. Também acho que nunca ficou tão claro que o Brasil é nosso! Estou achando lindo ver a nossa geração ir às ruas clamar por direitos que, apesar de serem nossos, nunca realmente nos pertenceram. Se demorou para o brasileiros "acordarem", agora estão compensando todo o tempo perdido e fazendo valer a pena! Como você disse, tomamos uma alta dose de vergonha na cara, haha. Super apoio os protestos (pacíficos), e assino em baixo de tudo o que você escreveu!

    p.s: o layout daqui está lindíssimo...

    Beijos ♥ Jeito Único

    ResponderExcluir
  4. Fico tão orgulhosa de saber que nossa geração está mudando o futuro do nosso país. E não poderia ser diferente. O Brasil vem vivendo a corrupção e exploração desde o início da sua história, que ainda é nova (apenas 500 anos), então esses movimentos devem existir para criar mais história que nossos filhos e netos estudarão futuramente. Concordo que a mídia tem passado uma imagem injusta para com os manifestantes, e acaba falando apenas dos vandalismos, por isso não devemos dar ouvido a elas, mas sim buscar descobrir o que realmente está acontecendo. Na minha cidade teve protestos na quinta feira, porém não pude ir (motivos de: mãe), mas apoio quem está lutando pelo nosso futuro e torço para poder ir em uma próxima vez!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha