Clarice Lispector


Inspirações costumam ser regadas de fotografias. Mas não são só elas que inspiram. Inspiram também  filmes, músicas, o céu, uma gargalhada... Tudo pode inspirar aquele que possuí uma sensibilidade em maior grau. Eu sempre fico pensando em colocar uma tag para falar de escritores brasileiros, do tipo que até estudamos na escola. Então hoje, para inspiração, ela: Clarice Lispector. Ela me inspirou a escrever liricamente, lá pelos meus 11 anos... Minha diva da escrita.

Sobre Ela  


Ao mesmo tempo que ousava desvelar as profundezas de sua alma em seus escritos, Clarice Lispector costumava evitar declarações excessivamente íntimas nas entrevistas que concedia, tendo afirmado mais de uma vez que jamais escreveria uma autobiografia. Contudo, nas crônicas que publicou no Jornal do Brasil entre 1967 e 1973, deixou escapar de tempos em tempos confissões que, devidamente pinçadas, permitem compor um auto-retrato bastante acurado, ainda que parcial. 

Isto porque Clarice por inteiro só os verdadeiramente íntimos conheceram e, ainda assim, com detalhes ciosamente protegidos por zonas de sombra. A verdade é que a escritora, que reconhecia com espanto ser um mistério para si mesma, continuará sendo um mistério para seus admiradores, ainda que os textos confessionais aqui coligidos possibilitem reveladores vislumbres de sua densa personalidade. (Escrito por Pedro Karp Vasquez via site Clarisse Lispector). 


Palavras e Fotografias 

" Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite. "

" Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. "


" ... eu só escrevo quando eu quero, eu sou uma amadora e faço questão de continuar a ser amadora. Profissional é aquele que tem uma obrigação consigo mesmo de escrever, ou então em relação ao outro. Agora, eu faço questão de não ser profissional, para manter minha liberdade. "

" Ah, e dizer que isto vai acabar, que por si mesmo não pode durar. Não, ela não está se referindo ao fogo, refere-se ao que sente. O que sente nunca dura, o que sente sempre acaba, e pode nunca mais voltar. Encarniça-se então sobre o momento, come-lhe o fogo, e o fogo doce arde, arde, flameja. Então, ela que sabe que tudo vai acabar, pega a mão livre do homem, e ao prendê-la nas suas, ela doce arde, arde, flameja. "


" ...estou procurando, estou procurando. Estou tentando me entender. Tentando dar a alguém o que vivi e não sei a quem, mas não quero ficar com o que vivi. Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda. "

" Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo. "


Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil. "

Como se ela não tivesse suportado sentir o que sentira, desviou subitamente o rosto e olhou uma árvore. Seu coração não bateu no peito, o coração batia oco entre o estômago e os intestinos. "


Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros. "

Meu Deus, me dê a coragem de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites, todos vazios de Tua presença. Me dê a coragem de considerar esse vazio como uma plenitude. Faça com que eu seja a Tua amante humilde, entrelaçada a Ti em êxtase. Faça com que eu possa falar com este vazio tremendo e receber como resposta o amor materno que nutre e embala. Faça com que eu tenha a coragem de Te amar, sem odiar as Tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo. Faça com que a solidão não me destrua. Faça com que minha solidão me sirva de companhia. Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar. Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo. Receba em teus braços meu pecado de pensar. "


Por Fim...

Já li contos, trechos de livros (mas nunca um todo), sobre ela... Uma loucura. Sei tudo da mulher e nunca li um livro dela, sendo que é uma das coisas que mais quero fazer na vida. Pois Clarice me lê, apenas com uma linha. É uma loucura, não se explicar! Eu perdida com os meus 11/12 anos sem saber o que sentia... Até que as palavras desse anjo chegaram até a mim. Como eu admiro-a! Clarice, as suas palavras me abençoam... E não só a mim. Apenas leiam, leiam! 
Espero que tenham gostado. Fiquei muito feliz em criar esse post. Um beijo! 
Ainda esse ano leio um livro dela, necessito a tempos! ):

10 comentários:

  1. Já li alguns trechos e frases dela, mas nunca um livro. Gosto desse: "Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando, e como você me vê passar."
    Com certeza muita gente que escreve se inspira nela!

    Beijão!
    Meu jardim Secreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sem dúvidas... A mulher era uma diva u.u AIUEAIUEIA
      Beijo e carinho Polly! ^.^

      Excluir
  2. Eu também nunca li nenhum livro dela o.O Mas devem ser bons ^^
    Mas conheço algumas frases e textos, e gosto bastante deles *3*
    Amei a postagem, ficou realmente muito boa *--*
    Beijos ;3
    http://sonhomaisprofundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Seu comentário estava como spam, e eu nem sabia que isso existia x_x Enfim... Vou responder agora).
      Devem ser sim! hahaha Não tenho dúvidas! *-* Pois é... São incrivelmente bons.
      Obrigada! *--* Beijo! ♥

      Excluir
  3. Ela é uma ótima escritora, por isso faz tanto sucesso néh, mesmo depois de morrer.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é sim! *u* Pois é, pessoas divas nunca morrem de fato. AIEUAIEIA

      Excluir
  4. Eu já li um livro dela, é um pouco dificil de achar para vender, só em sebos mesmo, mas vale a pena, é uma obra e tanto! Que você vai ler e a cada releitura encontrar pontos diferentes !


    Já está participando do sorteio?
    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/2013/02/conheca-loja-mega-formiga-sorteio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAAAAH, que inveja de você! Pois é, esse é o problema! x_x Sem dúvidas, a mulher arrasa. E ela nem se achava tão lírica... Mas eu bem que acho. Acho lindo o que ela escreve, tem um encanto... haha
      Passarei por lá! *u*

      Excluir
  5. Nunca li um livro dela, mas não me falta vontade. Tudo que li foram uns textos e frases que encontramos pela internet. Desde aí já dá pra perceber o talento da Clarice. Gostei do post, paranéns unnie :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Eu nunca li nenhum também, mas ouso dizer que se você ler, não vai se arrepender! haha Também não me falta vontade! T.T Obrigada *u*

      Excluir

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha