Palavreando - cotas (público x privado)


Olá fofuras, hoje mais um momento reflexão com um tema que movimentou o Brasil. Cada um com um lado: contra x favor. Qual o seu? Em um país onde a educação não é a solução, que ocupa a penúltima posição em um ranque em questão de qualidade quanto ao ensino, que poucos possuem chances. Eu acho sim, que a cota é aceitável. É o melhor que podemos conseguir agora... Vamos entender o motivo?

Bem sabemos que o Brasil é uma por-ca-ria em educação. Até um bebê deve saber disso. Eu mesma, desde criança (com meus 5, 6 anos) já sabia. Minha avó trabalhava em uma escola pública e eu via como era: poucos professores, desorganização, poucos alunos, bagunça, enfim... Uma total desordem. Tudo, menos um local apropriado para estudar. E a verdade é que no nosso país a maior parte dos estudantes estão nas escolas públicas, sendo eles, de fato, os mais necessitados a continuar a estudar em uma universidade pública.

Claro que você estudar em escolas particulares a vida toda não te tira o direito de ir para uma universidade pública, mas pense bem, você deve ter bem mais condições de pagar uma universidade paga do que o menino ou a menina que se esforça para ir para a escola pública a cada dia. Eles veem assuntos pela metade, quase nunca terminam um livro... Poucas escolas públicas valem de alguma coisa. "Mas Ana, quem quer consegue!". Então vá você para uma escola pública, e veja como é difícil criar forças do quase nada. Pois é isso. Ninguém deve ter que se esforçar tanto para conseguir algo que é seu por direito.

Eu mesma, logo quando surgiram as cotas, achei um absurdo. E o é. Mas é um mal necessário. E a educação, cabe aos pais e aos alunos exigirem melhorias! De nada adianta colocar cotas e os alunos continuarem sem saber de nada. Podemos fazer disso uma melhora incrível no nosso sistema de educação ou apenas disfarçar o buraco existente nela. Tudo depende de nós. Mais uma vez, escrevo aqui: o país é feito pelo povo. O Brasil é o que todos nós somos. Sou a favor, mas quero melhorias! Se você tem um diretor corrupto em sua escola, denuncie! O professor faltou demais? Denuncie!

Queremos igualdade só em números? 50% para cada? Vocês bem sabem o que esses números escondem, não sabem? Ao mesmo tempo que traz igualdade marca ainda mais as diferenças. Sabe o que precisamos? Igualdade na qualidade da educação! Igualdade de conhecimento! O poder está em nossas mãos. Eu, você, o povo: é que decide. E ah, eu vi uns comentários ridículos de alunos da escola pública desejando que os alunos das escolas particulares não passassem. E eu me pergunto, qual o motivo disso? Sabe o quanto alguns deles estudam? Tem aluno que enlouquece! Vamos ser menos maldosos por favor. Mas voltando ao assunto... Você é a favor ou contra a essa medida?
Bom, é um tema polêmico e essa é apenas a minha opinião. Você pode concordar ou discordar. Se for comentar, peço coerência. Tentei ser parcial. E espero não ter cutucado a ferida de ninguém. E sei que existe mais do que o público x privado, mas só abordei esse. Depois, posso abordar os outros também... Próxima semana, finalmente iniciarei a agenda! Ufa. haha Beijo amoras.  
Ana Débora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha