Teoria do caos


Yö pingos de luz! Hoje eu venho com a primeira "curiosidade" do blog. E como eu sou meio nerd, os temas sempre são meio nerds. Tudo bem com isso? E o de hoje é a teoria do caos! Uma das mais importantes. Conhece? Não? Então continue comigo!  

 Conceito e Exemplo 

É uma das leis mais importantes do Universo, presente na essência de quase tudo o que nos cerca. A ideia central da teoria do caos é que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Por isso, tais eventos seriam praticamente imprevisíveis - caóticos, portanto. 

Imagine que, no passado, você tenha perdido o vestibular na faculdade de seus sonhos porque um prego furou o pneu do ônibus. Desconsolado, você entra em outra universidade. Então, as pessoas com quem você vai conviver serão outras, seus amigos vão mudar, os amores serão diferentes, seus filhos e netos podem ser outros...

 A Descoberta 

O estudo da desordem organizada (teoria do caos) foi proposto pelo meteorologista Edward Lorentz. Ele desenvolveu um modelo que simulava no computador a evolução das condições climáticas. Indicando os valores iniciais de ventos e temperaturas, o computador se encarregava de fazer uma simulação da previsão do tempo. 

Em suas simulações, Lorentz imaginava que pequenas modificações nas condições iniciais acarretariam alterações também pequenas na evolução do quadro como um todo. Mas o que ele obteve de resultado foi o contrário, as pequenas modificações nas condições iniciais provocaram efeitos desproporcionais.

Lorentz verificou que para períodos curtos (um ou dois dias), os efeitos produzidos eram insignificantes; porém quando o período era longo (cerca de um mês), os efeitos produziam padrões totalmente diferentes.

Lorentz chegou a essa conclusão após digitar um dos números dos cálculos com algumas casas decimais a menos. Esperando que se chegasse a um resultado com poucas mudanças, o que aconteceu foi o contrário: essa pequena alteração provocou uma grande alteração dos efeitos produzidos nas massas de ar, que até então eram seu objeto de estudo.

  Por Fim...  

Incrível, não? Essa é a minha teoria favorita! Ela vence de longe a teoria da relatividade, do Albert Einstein. Comentarei sobre ela no futuro. O que fazemos hoje, como a comida que comemos, pode não nos causar nada. Mas no futuro, poderá nos trazer problemas. Não é para ficar assustado, nada disso. Mas lembrar que a nossa vida é feita de escolhas, e tentar sempre, fazer o certo. E o resto? É por conta do acaso... 

Ana Débora
Créditos: um e dois.

2 comentários:

  1. OMG, eu já tinha ouvido falar nessa teoria mas entendi muito mais sobre ela agora! Eu tinha visto pela primeira vez no filme O Efeito Borboleta :D
    Ah, e eu vi O Silêncio de Melina e adorei! Também chorei no final, muito lindo :~
    Beijocas!

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAUSHAU Que bom! Eu tentei explicar, mas... Não deu muito certo. haha
      Infelizmente não nasci para ensinar. É, isso mesmo!
      Acho que fiz uma boa indicação então, que bom que gostou do filme! ^.^
      Beijo de algodão doce! haha (tô assim hoje o.o) :3

      Excluir

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha