Você é o seu projeto de vida

aquela descoberta óbvia, que muda tudo ✨ 

Quando a gente fala da nossa essência, consciência ou coisa do tipo, é sempre tão abstrato, né? Quando alguém pergunta sobre nós, geralmente é sobre nosso estado civil, idade, nome, escolaridade, profissão... e ai chega alguém pra você e diz que você não é nada disso. Muito provavelmente, em algum momento, você já bugou com essa ideia. Eu sempre tive essa ideia em minha mente, que eu não era nada disso. Mas eu não conseguia colocar de forma prática o que essa essência, de fato, seria. 

Minha mãe chegou até a mim um dia desses e comentou que eu era uma pessoa sempre cheia de energia e que andava realmente meio zumbificada. Depois eu me toquei que sim, verdade. Eu andava com duas pessoas que me puxavam pra baixo, sugavam minha vitalidade (e olha que eu tenho energia pra dar em doido) e ao invés de achar uma solução, empaquei naquilo. E fui empacando em todas as outras áreas da minha vida. Fui me apagando, me apagando, me apagando. Eu fui sumindo mesmo. Fui transformando duas gotas em uma tempestade. Se algo não se encaixa, mude de lugar ou tudo começa a desmoronar junto. Não tem jeito. 

Dai eu estava prestes a dormir e cedo até, se comparado que ultimamente tenho dormido quando amanhece. Eu ia dormir ainda na madrugada. Mas levantei, inquieta. Sempre ficava adiando o que não deveria ter adiado tanto, com receio de retomar o que é meu de direito. Como que pode? Dai levantei, três e três da manhã (voltei até a ver as horas sincronizadas, estava a semanas sem as ver) e comecei o projeto. Já comentei disso aqui no blog, que essa fase, é a minha nova fase de "criação" da Ana Débora como jovem adulta. E eu percebi que o que estava dando de errado antes, era que eu sempre colocava o foco do meu projeto de vida em qualquer outra coisa, menos em mim mesma. É sério. Você decidir viver para virar juíza não é algo para você. Pois se der errado você vai sentir que é o fim do mundo, mas não é. O seu mundo só acaba quando você se acaba. Você não é só sua profissão. E a sua meta de vida, o seu projeto de vida, é uma coisa só e pra vida toda: você mesmo. Não importa a sua idade, seu estado civil, sua profissão. Isso são apenas variáveis. Você é a única coisa, que nunca irá mudar. Que coisa óbviaaaaaaa! 

Eu sinceramente estava apenas me lamentando demais "ah, que fizeram isso comigo e ainda saí de ruim" ou "ah, isso é tão injusto e isso sempre acontece comigo" ou "ah, vou ficar aqui me apagando e culpando as pessoas por isso". Cara... Claro que não iria melhorar. Eu até comecei a pensar numa pessoa da minha família, que passou por umas barras, mas depois a vida ficou maravilhosa e essa pessoa tinha tudo pra ter uma vida plena em todos os sentidos, mas não tinha. Dai comecei a pensar: por qual motivo ela não consegue ter essa vida plena? Dai a resposta (quanto mais óbvio mais demora pra perceber) veio: ela não parava de se lamentar do passado. BANG. Eu já tinha isso em minha mente, mas não tinha assimilado. 

Querido Universo, como eu sou lerda pra absorver as coisas. Minha nossa. Pra você ter uma ideia, um dia eu fiquei desesperada com um sonho e resolvi tirar as cartas antes dos três meses acabarem (tiro trimestralmente) e a única carta ruim foi em amizade e falava de traição. Sério, foi uma jogada maravilhosa. Encuquei de leve, mas depois pensei: não, não é traição que vai acontecer. É a traição que aconteceu e eu ainda não superei... BANG. Eu não parava de me lamentar. E pra quê dar tanto poder para pessoas que eu não quero voltar? Sério, pra quê? Pra quê sentir pena de mim pelo que passei? Eu sempre fui uma pessoa tão forte, tão forte. Eu apanhava e continuava em pé. Eu me forçava a descansar, pois eu pegava pesado mesmo e não tinha problema. Mas depois eu comecei a ficar mole, pois dei o que não tinha. Fiquei onde não tinha que ter ficado. Sabe o problema? Eu tirei o foco de mim mesma. Eu deixei de ser o meu próprio projeto de vida. Era sempre outra coisa, outra pessoa. Óbvio que não daria certo, né? Mas coisa óbvia, a gente demora a enxergar. Essa é uma das coisas que nós seres humanos fazemos. 

Então escrevendo sobre algo que quero muito, mas acabo sempre por não conseguir por me sentir despreparada para tal, ao invés de ficar lamentando escrevi o que eu já sabia que seria solução. Se é despreparo, ué, se prepara então. hahaha Que óbvio, que óbvio!!! E depois, do nada, veio em minha mente o motivo de ter que cuidar de mim, de ter que me amar, de ter que ter cuidado como me coloco no mundo não pelos outros, mas por mim mesmo. E então entendi. Eu sou o meu projeto de vida. Não sou eu que tenho que girar ao redor de cada coisa que me impõem, mas o contrário. Eu sou o centro de minha própria vida e eu devo colocar cada coisa no lugar que é mais adequado para mim. Teve uma frase que ouvi recentemente e a moça dizia "gente infeliz é gente que vive o que o outro quer". E quem paga a conta depois? Você mesmo. E ainda tem que lidar com os sentimentos negativos que vem junto da decepção e infelicidade de viver uma vida que disseram que você tinha que viver. Ser o seu próprio foco, ser o seu projeto de vida, não é ser egoísta. É ser o que você veio ser aqui. É se respeitar. É presentear não somente a você, mas a todo o Universo. 


Ana Débora, com carinho e (muita) gratidão

2 comentários:

  1. Eu preciso aprender a ser sozinha. Digo, para além do meu próprio quarto. Já amadureci demais neste ano, deixei a casa de meus pais, mudei de cidade, comecei a faculdade, tive um primeiro emprego e, pouco tempo depois, a coragem de perceber que ele me fazia mal e de abandoná-lo, fiz muita coisa...

    ... mas ainda falta algo. Falta lidar com mais afinco com o projeto de mim mesma.

    Um dia chego lá.

    Obrigada por este post.

    Bom domingo pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos. haha

      O importante é que você está vivendo o seu caminho. Em algum momento, você chegará no afinco que deseja. E você já sabe disso! <3

      Fico feliz de ter sido um bom post pra você. Obrigada! :D

      Excluir

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha