O que significa uma mulher pra você?


Uma das coisas que feministas mais escutam, além dos clichês como "feminazi, é tudo mimimi...", é de que não temos motivos para sermos feministas aqui ou de que deveríamos ir para o Oriente Médio. Ai o que tem que acontecer, além de tantos estupros diários, por exemplo? Um estupro coletivo, no qual 33 caras estupraram e violentaram uma garota adolescente. Clique aqui caso queira ler um pouco mais sobre o caso. 

Lembrando que esse não é o primeiro caso de estupro coletivo no Brasil, caso não saiba. E sabe o pior? Não vai ser o último. Não vai parar nessa garota, virão outras. Antes, eu ficava triste, chorava, tinha medo. Agora eu sinto raiva, nojo e mais raiva. Eu tô com tanta raiva que tô com medo quando ela explodir. Eu sinto vontade de gritar desde que acordei e vi o que tinha realmente acontecido. Quero bater em algo, mas não sei em quê. Não sei onde descarregar essa raiva. Nem é medo mais. É revolta. 

Começou a se falar então, na cultura do estupro. Que bom, né? Mas lembrando que não adianta postar esse tipo de coisa, ficar indignado e depois ir reproduzir tudo novamente. Pois já diz tudo "CULTURA do estupro", é cultural. É construído ou desconstruído por cada um de nós. Não adianta postar textão só agora e depois voltar a falar que mulher de batom vermelho é vadia, que mulher que usa roupa curta não se respeita, que menina tem que se resguardar, que homem tem que ser machão e por aí vai. Sim, isso é manter a cultura do estupro!

"Que fique bem claro então: estupro não é um crime relacionado a sexo ou desejo sexual. O estupro se refere a uma relação de poder: trata-se de um processo de intimidação pelo qual os homens mantêm as mulheres em um estado de medo permanente. A coação é feita criticando as mulheres que não aceitam se submeterem a essas regras e culpando as vítimas de crimes sexuais. Com medo de serem hostilizadas e violentadas, acabam se submetendo à autoridade masculina para evitar mais violência.
Assim, ao observar a nossa sociedade nos dias de hoje, podemos claramente enxergar como a cultura do estupro continua viva. Da mesma maneira que antes, hoje a sociedade ainda leva em consideração a maneira como a vítima está vestida e até mesmo sua vida e hábitos. Se a mulher está vestida de forma tida como provocante, isso é considerado um atenuante para o agressor. Se ela tiver vários parceiros, beber demais ou voltar muito tarde para casa, também.
[...]
Um resumo bem didático sobre o que é a cultura do estupro? Uma estrutura onde a mulher é culpada por qualquer constrangimento sexual que venha a passar. Uma sociedade que acha normal uma mulher ser constrangida na rua por uma cantada; normal uma mulher ser estuprada por estar bêbada ou usando roupas curtas; normal uma mulher ser forçada a fazer sexo com o companheiro, afinal, ele é seu marido ou namorado; normal uma mulher ser vista apenas como objeto para satisfazer as vontades alheias; normal uma mulher ser intimidada por homens heterossexuais quando é lésbica, porque na verdade ela tem que aprender a gostar de homem." (via: Lugar de Mulher).

Estupro não é por tesão. Estupro é dominação, poder. É fazer o que quer e pronto, é subjugar. Estupro não é sexo. Estupro não é ato sexual, mas sim, ato de violência. Estupros acontecem por causa do estuprador. A vítima NUUUUUNCA tem culpa. Ao contrário do que o senso comum acha, né? Os comentários sempre são horríveis de serem lidos. Comentários horríveis para serem ouvidos. Pois sempre querem culpar a mulher. Sempre. Até quando? Até quando a nossa liberdade vai ser usada como justificativa para os abusos que sofremos? Isso quando não nos mata, né? 


Pois então, ao invés de ficarem apenas indignados, sabe o que proponho? Pensem no que fazem, dizem e reproduzem! A sociedade inteira tem culpa no que aconteceu a essa menina, pois isso não é doença, isso é um problema social. Eu passei mal o dia inteiro, mas depois vai passar. Mas pra ela não. Ela vai ter que lidar com essa merda que fizeram com ela, todo santo dia. E é um inferno superar esse tipo de coisa. É horrível.

Olha esse vídeo abaixo, o termo gera a maior polêmica até entre feministas, mas é aquela coisa, me diga, dá pra confiar? Vi uma comparação com um pote de doce, por exemplo. É o seguinte: 10% dos doces estão envenenados, você se arriscaria a comer? É a mesma coisa aqui. Nem todo homem irá realmente estuprar se ele tiver a chance, mas isso não quer dizer que uma mulher, no tipo de mundo em que vivemos, vá acreditar nele numa boa, na maior tranquilidade. ISSO É IMPOSSÍVEL. E um homem ficar dizendo "não são todos os homens" não estão ajudando em nada, pelo contrário! Se você silencia, se você procura tirar a culpa do estuprador, você não apenas mantém a cultura do estupro como você a apoia! Ela também fala de outros absurdos que vem rolando na esférica política que envolvem a nós, mulheres. Que já não era bom e só querem piorar. Como se precisasse.



"Mas aqui, no caso em questão, não foi um abusador. Foram 33. Sim. 33 estupradores. 33 homens que viram, praticaram e incentivaram os abusos. Dos 33, não houve 1 que dissesse para não fazer. Não houve NENHUM contrário ao que fora feito. E nenhum deles é doente. Nenhum deles foi forçado. Nenhum deles é um coitado. Dos 33 não salva 1.
Até agora o que se vê é gente condenando mais a menina que foi estuprada do que seus estupradores. Os estupradores são "doentes", devem ter "algum problema mental". Sim. 33 doentes, todos com a mesma patologia, exatamente no mesmo lugar, praticando os mesmos atos. Claro. Mas a vítima? Ahh, a vítima... Essa é a culpada por levar a vida que levava, por andar com as companhias que andava, por usar as roupas que usava ou por ter a personalidade que tem. Sim. A culpa é dela se os homens não sabem respeitá-la.
Este é o velho discurso de "você tem que aprender a se comportar, pra não passar por essas coisas". Porque é sempre mais fácil e conivente culpar a conduta da vítima do que criminalizar a do agressor." (via: HuffPost Brasil)

O que mais vai ter que acontecer para a ficha cair, hein? Eu achava que aqui não era como a Índia, mas pelo visto, não tem diferença não. A gente tem estupradores no poder, lidando com coisas tão sérias e importantes. E ninguém liga. Afinal, na época que Dilma estava no poder, fizeram um adesivo que incitava justamente isso. Aqui uma matéria sobre. 

É foda. 


É um assunto tão pesado, todo mundo ou quase isso prefere evitar. Eu andava evitando ler coisas sobre abuso, pois é pesado pra mim. Pesado demais. Mas em meu Facebook quando eu entrei, só tinha isso. E quando eu li que tinham sido mais de 30, eu entrei em choque. Quando a gente tá no feminismo, sempre se depara com relatos de abusos, sabe? Mas lidar com um estupro coletivo desses, gente... A gente já não deveria ter que lidar com estupro, imagina esses estupros tão brutais.

Quantas a mais, até a sociedade se responsabilizar por isso? QUANTAS A MAIS?

Ana Débora, com indignação
eu coloquei um monte de texto que não é meu
pq não tô conseguindo escrever nem falar realmente sobre
pq eu tô com muita r.a.i.v.a e muito n.o.j.o

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha