Pra você que ainda vai prestar vestibular

ou que já prestou também, mas principalmente a quem ainda não chegou lá, tenho algo pra contar pra você

Senta aqui, vamos conversar. Preciso te contar umas coisas que percebi apenas no terceiro ano da minha graduação. Antes, nós tínhamos apenas aquela crise dos 40 anos. Hoje, já temos a dos 20. Mas que pode começar antes, bem antes. Pode começar ainda no Ensino Médio, justamente com a tal da escolha. A minha começou na universidade, mas foi antes dos 20.

Nós vivemos numa sociedade cada vez mais competitiva, que até vem começando a mudar, mas a maioria de nós ainda vive como a maioria: na loucura. É difícil sair da pressão em que vivemos constantemente. E ela não começa sequer na sociedade em si ou em nossa família. Ela começa em nós mesmos.

A crise vem da expectativa que criamos em relação a nós mesmos e o nosso futuro e com o que é esperado de nós, também. E em uma sociedade do ter, "tenha isso para ser feliz", é no mínimo sufocante. Aos 20 você já não deve apenas saber qual curso você quer mas como está cursando ele e super feliz. Provavelmente com um estágio também. Um namorado. Amigos. Saúde em ordem, mas geralmente só se leva em conta a física. As pessoas que eu vejo de bem com a vida por aí, são as que não estão tão interessadas em conquistar isso ou aquilo por determinado motivo, seja lá ele qual for.

E isso pode piorar se você for muito rígido com você. Sendo que, já é sim, bastante cruel ter que escolher tão cedo o que se quer ser. E fazem parecer como se fosse a última escolha, como se houvesse um prazo "decente" para entrar na universidade ou até mesmo preferir algo que não seja uma graduação, pois ninguém é obrigado a nada. Ou até mesmo escolher um curso, não gostar e querer mudar. Nossa, querer mudar de rumo é motivo pra dizerem que você tem problema psicológico. Como não ficar mal em uma sociedade que te impõe uma coisa dessas? Nosso bem estar não está acima do dinheiro, na maioria das vezes. Essa pode ser a nossa ruína.

Sabe o quê? A escolha do vestibular não é o que vai determinar a sua vida. Não é um caminho de uma via só. E tudo bem se você não souber o que quer ao fim do Ensino Médio. E tudo bem se o que você quiser não estiver em uma universidade. E não tem um prazo para decidir. Aproveite para experimentar coisas que apenas a vida pode te ensinar, prover. Nós não nos encontramos em instituições, nós nos encontramos no mundo e quando resolvemos silenciar todo o resto para ouvirmos a nós mesmos.


Descobrir quem você é, qual a sua verdade, o que te inspira, o que te move, é mais importante do que decidir "o rumo da sua vida" como a escolha do que quer fazer no vestibular. Nossa existência não se resume a uma escolha só. É só isso que eu queria dizer. Você não é aquele momento, aquela escolha. Sua vida não se resume a uma escolha e nenhuma escolha é via de uma mão só. E você é mais importante do que ter coisas. Você ser, é mais importante que qualquer coisa. Você é uma bênção, viva como uma.

Escute você. Cuide de você. Ame você.
Viu?

Ana Débora, com carinho e gratidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha