Gaia, a mãe Terra


Hoje é o seu aniversário, Mãe. Mesmo tendo filhos que pensam que são os teus donos e que te maltratam. Que poluem as suas águas, que machucam o seu solo tornando-os inférteis e derramam tanto sangue e lágrimas sobre ele, você persiste. Mesmo que até respirar seja tão tóxico... Você ainda nos acolhe. 

Quantas vezes não te confessei que se eu fosse a sua consciência eu já teria acabado com tudo? Mas depois suspiro aliviada, por saber que mesmo vendo os teus filhos errando tanto, você ainda é bondosa e nos mantém aqui. Eu não nos manteria. 

Mesmo sendo o ser humano tão mesquinho ao ponto de dizer que a Gaia, é vingativa. Como ousam? Eu sempre me pergunto. Ela é vingativa? Não. Ela é paciente até demais. Nós é que a provocamos o tempo todo e mesmo assim ela nunca revida. Quando há algo "violento" na natureza, é apenas a lei de causa e efeito atuando. Ou apenas o seu funcionamento normal, o natural, é ela se ajustando. Como podemos querer que ela se ajuste a nós? Nós que devemos nos ajustar a ela. Gaia é o nosso sustento. Gaia é tudo o que realmente temos para existir aqui, tudo provém de Gaia.

Como podemos culpar a mãe Terra? Eu me pergunto. Não é você que existe por nós, nós que existimos graças a você. Mas o ser humano além de te destruir, de te repartir... ele também te culpa pelos próprios atos. Nós não somos seus donos, Mãe. Nós que te pertencemos. Somos teus frutos. Somos teus filhos. Recebemos até mais do que merecemos, mas eu creio que um dia seremos dignos de tanto amor e de tanta beleza. 

Gratidão por nos oferecer tamanha abundância e sinto tanto que não saibamos usá-las bem. Obrigada por confiar tão mais no ser humano do que eu confio.

Ana Débora, com carinho e gratidão
não somos donos do planeta

4 comentários:

  1. Ana, que saudade de teus textos... Esse é arrebatador!
    O ser humano, apesar de toda essa política de proteção ambiental, tem muito o que melhorar acerca da natureza. Infelizmente, nossa maioria ainda se acha dona do planeta. Acha que pode fazer o que quiser, sempre. Também prefiro acreditar que ainda seremos dignos de tanto amor e tanta beleza que a mãe natureza nos oferece. Gratidão sempre ♥

    Beijão,
    Blog Ó, tô em dúvida...

    ResponderExcluir
  2. Saudades de você na blogsfera, moça! hahaha Obrigada! :D
    Não é? Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Penso igualmente, não somos donos da Terra para fazer com ela o que bem entendemos. :D

    http://winterb-irds.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha