Sobre minha faculdade, a tag

na tag tem umas perguntas sobre calouros e eu falo um pouco sobre isso aqui: "é calouro? vai aí uma mãozinha!"

YAAAAAAAAAAAY! hahaha 

Amo falar e escrever sobre o meu curso, poderia fazer a egípcia e ser mais uma, mas gosto de analisar o meu curso e quem o cursa de forma crítica. Isso não tem haver necessariamente com o post, mas... O curso de Direito tem muita gente se formanda, mas a maioria só saber ficar naquela mesmice. Nós precisamos é de estudantes e bacharéis em Direito que saiam dessa mesmice que não nos serve mais. Em um país onde o direito ainda é escasso, nós somos mais importantes do que nunca. Podemos sustentar esse cenário (e ser cúmplice da palhaçada) ou podemos modificá-lo para melhor.

Não sei quem criou a tag e nem fui indicada. Estou fazendo por livre e espontânea vontade. Segue abaixo:

1- Qual seu curso de graduação?

Aquele que todo mundo faz hoje em dia. hahaha Só pra registrar: Direito ou Ciências Jurídicas.


2- Quantos períodos ele tem? E em qual você esta?

O curso possui dez períodos e estou cursando o terceiro! 


3- Porque você escolheu esse curso? 

Antes de mais nada, vale ressaltar que sou uma pessoa que só faria cursos de humanas ou sociais. Então sim, faço parte daquele clichê super zoado na internet. A galera de humanas/sociais. Assim, eu amo todos os cursos dessas áreas. Então fui escolhendo por exclusão. Mas... Direito me chamou muito a atenção na pré-adolescência, assim como sociologia e psicologia. Também cheguei a querer cursar filosofia e a única coisa fora dessa bolha: biologia marinha. Mas saber que teria que estudar os animais, ugh, desisti na hora. Tenho coração pra isso não...

Desisti de psicologia pois nem sempre estou afim de me ouvir, quem dirá os outros. Sociologia na Federal do meu estado não seria uma boa escolha... Então acabei ficando apenas com Direito. Que já tinha um carinho todo especial por minha parte. A ideia de justiça, de levar algo a mais para a população, me motivou e muito. Apesar de Direito não ser algo que sempre nos leva a Justiça.

Então eu escolhi Direito pois envolvia matérias que sempre gostei, ou ao menos que possuíam uma metodologia similar. Envolvia também argumentação e eu amo argumentar. Também cresci associando Direito ao "fazer justiça", apesar de não ser bem isso. Mas ainda assim é um curso que vem me conquistando cada vez mais!


4- Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial?

Sim e não. Pesquisei sobre o mercado de trabalho, pois estava assustada com a quantidade de pessoas se formando em Direito. Mas decidi que deveria fazer o que queria e ponto. Olhar o piso salarial? Olhei sim. Gosto de saber onde estou me metendo. Mas sempre farei avaliações, eu realmente não faria algo apenas por dinheiro. Preciso gostar, preciso ter tempo para outras coisas e por aí vai.


5- Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?

TEEEEEEEEEEEEEEEEENSO. Os primeiros meses foram assim, na verdade. Ano passado foi um desafio completo pra mim, em diversos sentidos. Em todos, na verdade. Mas tô viva. Sou uma sobrevivente, sem zoeiras. Eu sempre digo pra mim mesma que sou uma guerreira. Lembro das músicas do Charlie Brown e tudo fica bem, nesse aspecto. 

Essa vida sacana que só ela... 

Aos calouros? Já entre no curso como se não fosse um. Eu sei que tem aquela história de que o veterano é o louco, que manja de tudo, todo malandro... Mas eu vejo os meus veteranos como pessoas que já se ferraram bem mais no curso do que eu, então os admiro sim. Pois quero chegar onde eles estão. E eu acredito que uma geração tem que sim, superar a anterior. Ou, qual é o sentido de tudo isso? Então a dica que eu dou, é: entre engajado, sabendo o que quer, levando com seriedade a escolha feita. Trabalhe duro, pois tudo que fazemos é o que plantamos, e uma hora chega o tempo da colheira, né?


6- Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?

Ainda não. Ainda sou um baby do meu curso! hahaha


7- Você se considera uma boa aluna (o)?

Eu me acho normal. hahaha Sei lá... Poderia ser melhor pois sempre podemos melhorar. Eu ainda participo muito pouco das aulas e nem sempre eu estou 100% na aula. Eu sei que isso de não estar sempre 100% deve ser com todo mundo, mas ainda tenho essa culpa de quando não consigo acompanhar a aula totalmente concentrada do início ao fim. hehe


8- Você esta 100% satisfeita com o curso que escolheu?

Estar 100% alguma coisa não seria perfeito? E perfeição não existe. hahaha Não, né? Impossível. Sempre tem alguma coisa para não ficar nos 100%. Seja a matéria, seja o professor, até a turma... 


9- O seu curso tem algum material especifico que não tem em outros cursos? (ex: estetoscópio e calculadora cientifica.)

Sim! hahaha O Vade Mecum! É o tipo o jaleco pra quem faz medicina ou enfermagem. Só que o Vade Mecum? Só do Direito mesmo! (não resisti, senhorrrrrrrr)


10- Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi?

Nãaaaaaaaaaao!E um viva! Nesse ano teve, mas até o ano que entrei, não tinha! :P 


11- Seu curso tem muita matemática?

Não. Mas ainda assim, gente... Em Direito tem matemática. Eu sei, ninguém merece. 


12- Geralmente nas faculdades existem o “ciclo natural de desistência” a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade?

Já ocorreu. A turma começava cheia e depois... E também já peguei turmas com poucos alunos do início ao fim. hahaha Ou os alunos desaparecem das aulas e ressurgem no período das provas. Aconteceu nesse período em duas turmas e olha, é meio assustador. hahaha


13- Quais dicas você daria para quem está querendo começar a fazer o mesmo curso que você?

> Pesquise sobre o seu curso antes.

> Não espere o professor indicar algum livro/doutrina. Comece a pesquisar por conta própria. Não só em livrarias, mas online também. Compre o livro que você gostar. E se possível, dê uma olhada no que o professor indicou também.

> Estudar todo dia é essencial. Ninguém faz isso, mas deveria ser assim.



14- Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?

Não. Não sei dizer, mas acho meu jeito de estudar meio estranho. Mas que novidade? Nenhuma... 


15- Faça um resumo básico do seu curso pra quem estiver interesse em fazê-lo.

Direito é curso pra quem gosta de ler? Sim. Mas tamém é curso pra quem sabe se manter atualizado. Pois as coisas por aqui mudam o tempo todo e isso não é brincadeira. Não basta ler o livro da matéria (doutrina), tem que ler os códigos também, as jurisprudências e por aí vai. Não é brincadeira de criança não. 

Também vale ressaltar que no Direito você precisa passar numa prova para realmente exercer o Direito em sua plenitude! É a prova da OAB, que reprova muita gente. Lembre-se que não existe curso que dá mais ou menos dinheiro, o importante é fazer o que se gosta. Tem gente que se forma em cursos menos populares e ganha mais, viu? O lance é ser bom na área em que escolheu! Já disse que amo Direito Constitucional? hahaha 

Ana Lua, com carinho e empolgação 
vem ser um unicórnio você também, vem!: Ruído Artístico

3 comentários:

  1. Adoro quando encontro pessoas para discutir sobre o curso de Direito! <3
    Eu só vou fazer enem valendo no próximo ano e meu sonho é ir pra Faculdade de Direito. Também me identifico com várias áreas das ciências humanas/sociais, como você, e por isso eu tenho a vontade de fazer outras faculdades depois, como jornalismo e ouvi falar que antropologia também é muito bom, mas preciso fazer mais pesquisas antes.
    Existe uma certa "pressão" da minha família para fazer esse curso, só que eu sou o tipo de pessoa que não me deixo levar pela cabeça dos outros (na maioria das vezes) e realmente quero fazer esse curso pela mesma ideia de justiça que você falou no post. Eu quero ser capaz de mudar um pouquinho que seja a nossa sociedade que é tão injusta e hipócrita.
    Eu costumava acompanhar o Diva Pensante e resolvi dar uma olhada no novo blog quando vi que você mudou. Ficou lindo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse curso que é lindo! <3 hahaha
      Yep. Eu também tenho vontade de realmente cursar outras áreas de humanas/sociais pois eu realmente amo/sou dessa área. Então sei bem como é. Vai fundo em seu sonho!
      Sei bem como é... Seguir as suas próprias ideias é bom! Ainda bem que assim o é. O curso de direito acaba sendo um soco no estômago para muitos que fazem por amor, mas é só não deixar esse amor ser apagado que ele acaba crescendo mais e mais. Eu amo o curso que escolhi, no começo fiquei meio sei lá, mas depois... ah, como sou feliz pela minha escolha!!!
      Sim. Eu lembro de você, moça! ;) hahaha
      Obrigada! Beijo de luz. <3

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha