Machismo e feminismo: entenda melhor (não é uma guerra)


Eu fiz um post, falando um pouco sobre a sociedade machista. Ele começou a receber várias visualizações e eu fiquei meio que envergonhada. Pensei "que post mais ou menos, minha nossa". Então, com base nisso, resolvi fazer um post mais histórico e esclarecedor. Para que quem não sabe sobre machismo ou feminismo, compreenda. É um texto leve e didático. Para a compreensão de todos.


O machismo não apareceu do dia para a noite. É algo que foi construído por séculos, passado de geração em geração. É algo que se tornou cultural, e por isso, é tão difícil de ser mudado. Muito se fala sobre isso na mídia em geral, mas pouco se explica. Ninguém diz o por quê de tantas mulheres serem vítimas de todos os tipos de violências possíveis apenas por serem mulheres.
 
Então, ok. Machismo é cultural. Cultura é o costume de um povo, então é costume de um povo ser machista. Ou seja, é basicamente o costume de um povo enxergar a mulher como um ser hierarquicamente inferior ao homem. Mas além disso, é determinar a maneira das pessoas viverem as suas vidas. Homem deve ser assim, fazer tal coisa e mulher deve ser assim, fazer tal coisa. E por aí vai.
 
O machismo é algo "invisível" aos olhos da maioria, exatamente por esse motivo. É cultural e por isso achamos que é inquestionável, que é assim que as coisas devem funcionar e pronto. Mas tudo é questionável. Ainda mais quando um só gênero acaba saindo mais e mais ferido. Violência de gênero, já ouviu falar? E olha que a Constituição defende a igualdade de gênero, mas ainda não é o que vemos por aqui. Vale também ressaltar que, nessa hierarquia de gêneros, a mulher é a que mais perde. Mas o homem, é limitado também. É uma cultura que limita bastante tudo aquilo que poderíamos ser.


Muitos dizem que o feminismo é coisa de mulher que odeia homem. Onde isso? Feminismo não defende que os homens se tornem inferiores ou algo do tipo. O movimento quer, na verdade, garantir certos direitos das mulheres e atualmente, até mesmo o dos homens. O feminismo luta pela igualdade de gêneros, que ainda não é uma realidade.
 
Há quem diga que as mulheres não tem do que reclamar. Que são chatas. Mas vira e meche aparece certos comentários como:

    • Mulher deveria era comandar apenas um fogão.
    • Apanha pois gosta.
    • É uma vadia, mereceu ser estrupada.
    • Alcançou tal cargo, então deve ter dado para chegar onde chegou.

Não temos mesmo pelo o que lutar? Sério? Quem diz isso, são exatamente as pessoas que são machistas. E infelizmente, com o crescimento do feminismo na sociedade, aparem também pessoas que se dizem feministas mas a verdade é que não o são. É como posers, ok? Pessoas que se dizem fã de uma banda e não conhecem nem um disco inteiro da mesma. Infelizmente, eles estão em todos os lugares e em movimentos também.
 
Infelizmente, existem mulheres que ainda reproduzem o machismo. E aos homens que apoiam o movimento, aprendam a ouvir mais e parem de tentar nos dizer que é exagero ou não. Você não é mulher para saber. Mas como citei no início do post, machismo é algo cultural. Então não adianta tentar esclarecer as pessoas por meio do grito ou da violência. É necessário dialogar. E fazer com que a pessoa questione a própria cultura, nem sempre é fácil.
 
A verdade é que sim, ainda tem muita luta pela frente. Afinal, o feminismo também tem atuado a favor de outras minorias: como os gays e os negros. E é importante lembrar que o feminismo é um movimento e nem todos mundo pensa igual, mesmo que defendam a mesma ideia.
 
Então feminismo é o movimento que, na verdade, quer modificar parte dessa cultura. É algo difícil? Sim. Demorado? Também. Mas como eu sempre digo, não é impossível. Basta cada vez mais, criar um homem e uma mulher de forma mais parecidas. Como um homem poder chorar e uma mulher ficar com quem ela quiser. Ambos, sem serem tachados.


Eu sou muito, muito, muito exigente. Quando eu faço trabalhos é assim, quando escrevo meus posts, também é assim. Não é que eu não tenha revisado o meu post várias vezes, pois sempre reviso, mas eu sou do tipo que sempre acha que poderia ter sido melhor. Ou quase isso. Como quero fazer outros posts sobre esse tema, já estou planejando escrever sobre mais coisas relacionadas a esse universo.
    
Enfim... Como quase todos os posts do Palavreando, esse aqui já está pronto faz algum tempo. Faltando só alguns ajustes e o momento certo. Esse momento chegou. Coloquei mais dois vídeos abaixo, que, acredito que será um ótimo complemento. O primeiro é mais denso, enquanto o segundo, mais leve. hahaha Mas, acho válido assistir os dois! Pretendo voltar com mais posts sobre isso e coisas que envolvam o que tenho estudado na graduação de Direito.




Espero que tenha sido de bom proveito. Como sempre, se acrescentei algo novo: que bom! E se você já sabia, melhor ainda! Outros posts onde falo um pouco sobre isso, no caso de querer dar uma lida:

    Os Gêneros e as Suas Limitações (parte I)
    Os Gêneros e as Suas Limitações (parte II)
    Sociedade Machista

Sinceramente, não sou a melhor pessoa pra escrever sobre isso. Eu indicaria procurar blogs focados nesse assunto, que foi o que eu fiz. Se quiser ir mais além ainda, vá atrás de livros que exponham sobre isso. Algo mais leve, veja filmes, livros. Vale muito, sabe? É um crescimento bom.
   
Acha que não precisamos do feminismo? Você deveria passar a ser mais observador, então. Outra: não canso de dizer o quanto acho absurdo mulheres serem contra o feminismo. Se hoje temos o que temos, foi graças a mulheres corajosas que lutaram pelos direitos de cada uma de nós! Isso é até um bom próximo post... Vou tentar postar mais nessa semana, pois  na próxima, é de provas. Daí já viu, né? Até a próxima!

Ana  Lua
 Redes Sociais: facebook l instagram l tumblr
agora sim, algo mais completo! haha

3 comentários:

  1. Eu gosto de ignorar o machismo, mesmo que ele exista. Faço isso com o preconceito e com coisas erradas, pois não gosto muito desse tipo de coisa. Bom, achei muito interessante esse post.
    Essa coisa do machismo sempre existiu, e com certeza já faz parte da cultura de praticamente todo o mundo. É algo que dá pra combater, aos poucos. Se formos persistentes.
    Mas acho que dizer que é feminista hoje em dia só lhe trará problemas. A santa ignorância sempre vai falar mais alto, e feminista e machista serão pessoas totalmente inimigas na cabeça de pessoas ignorantes. Não sei se sou feminista, mas uma coisa eu digo: só queria que as pessoas parassem com toda essa ignorância e percebessem que não temos tantas diferenças assim. Somos todos humanos, e quase iguais.
    Adorei o post! Amo os vídeos da Lully, principalmente os de cinema.
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai, Ana! Nem preciso dizer que amei amei amei amei demais cê ter falado sobre isso, né? Eu acho super importante nós explicarmos cada vez mais. Pois ainda há pessoas que não sabem o que é feminismo e tem uma ideia totalmente errada sobre. Eu fico muito triste com situações machistas e infelizmente isso está presente no nosso cotidiano ): Precisamos mais do que nunca lutar, né? Nós conseguimos alguns avanços mas ainda não é suficiente... Como você disse, eu também odeio ouvir de mulheres coisas contra o feminismo. Corta o coração. E sabe, às vezes me dá uma tristeza porque por mais que a gente lute, eu tenho receio de continuar tudo errado.
    Enfim, tenho muitas coisas para falar sobre o assunto mas o comentário vai ficar enorme haha Eu amei teu post <3 E tava pensando, o que você acha de fazermos um projeto mensal com temas do tipo? Para deixar as pessoas refletindo mesmo... Qualquer coisa me fala!
    Beijão - Ó, tô em dúvida...

    ResponderExcluir
  3. Ana... seu post ficou muito bom, sério.
    Na verdade, fico sempre surpresa com aqueles que revisam seus posts (os meus, por exemplo, são somente para desabafar mesmo, então geralmente são somente palavras soltas que se juntam para tentar deixar as coisas claras na minha cabeça XD). E, quer saber? Não é bom ficar procurando defeito em tudo, principalmente quando você colocou tudo de uma forma clara como agora.
    A questão é que esse assunto é muito profundo, e colocar tudo sobre ele... seria necessário mais mil posts iguais.
    Eu sempre pensei no assunto. Principalmente nas aulas de filosofia, já reparou que somente estudamos homens? Comprei uma revista com uma reportagem que, se não me falha a memória, era: "Grandes Mulheres" (esta: http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/24/artigo178015-1.asp), e eu mesma me surpreendi com a quantidade de mulheres de um nível intelectual altíssimo que foram apagadas da história.

    Também não sou muito boa em falar sobre isso, mas acho importante. De verdade, eu acho de mais aqueles que se interessam pelo assunto, que vão mais à fundo. Pelo menos já mostra que não são pessoas fechadas para outras opiniões e com "visões de mundo" mais amplas.

    Sei que você pode ignorar isto, mas eu super indico que você conheça alguns trabalhos da Simone de Beauvoir (como o seu ensaio: O segundo sexo, é muito legal, vi alguns trechos na aula de filosofia e já pesquisei quando cheguei em casa. Você pode ter uma noção do quão, em outras palavras, FODA ela era com algumas citações: http://kdfrases.com/autor/simone-de-beauvoir ).

    Beijo de Lux.
    E, de novo, amei o post <3

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha