Liberdade de expressão e preconceito


Toda criatura sobre a Terra discute sobre a liberdade de se expressar livremente. Até ai tudo bem. Só que no Brasil reina a hipocrisia. E isso é um dos assuntos que mais me deixa irritada. Literalmente. E na internet então é que a ignorância não tem limite. Ando querendo voltar ao início do blog, onde escrever reflexões era rotina e junto com esse desejo vi alguns vídeos e li umas matérias sobre o que é ter blog e ser blogueira e para finalizar, vi esse vídeo da Dê:


Depois de assisti-lo a minha vontade de escrever era maior do que qualquer outra coisa. Ela faz parte de uma minoria, assim como os gays, os negros, as mulheres, os nordestinos, os pobres e alguns outros grupos. Aqui no Brasil é assim, ninguém tem preconceito com nada. Contanto que "não seja com a minha família". Exemplos: "não sou homofóbico, mas não quero que meu filho seja gay" ou "não quero que minha filha case com um pretinho, mas não sou racista" ou "você não é igual a mim, então morra". Cada um de nós tem o direito da livre expressão, mas todos nós também possuímos muitos outros direitos e deveres. Leia um resumo abaixo do conceito de liberdade de expressão:
A expressão nunca deve ser alvo de censura prévia, mas antes de responsabilidade posterior. Ou seja, com a liberdade de expressão, não se pode impedir que uma pessoa se exprima, mas pode-se penalizá-la pelo uso indevido da sua expressão. 
O direito à liberdade de expressão, como tal, não é absoluto. A lei proíbe qualquer propaganda a favor da guerra, a apologia do ódio e a incitação à violência ou ao delito. Num país com liberdade de expressão, não se pode promover a discriminação racial nem incentivar os assassinatos.
 Na Íntegra: leia
Eu agradeci a mim mesma por ter começado a escrever esse post. Motivo? Toda vez que eu lia/ouvia um homofóbico ou um racista reclamando que não tinha mais o direito de se expressar, já que agora os negros e os gays possuem "direitos demais", eu ficava sem saber como rebater. E ta-da! Agora eu já sei como! Portanto, dependendo do que a pessoa falar... Já sabe, pode denunciar mesmo! Homofobia é crime (de certo modo). Racismo é crime. A depender do caso da xenofobia? É crime também! E por aí vai, meus caros. E muitas vezes são inafiançáveis (não pode recorrer ao pagamento de uma fiança). E não é muito difícil vermos casos assim no Brasil, né? Não mesmo...
    
Cada um pode ser o que quiser. Cada um pode falar o que quiser, mas que fale com quem pensa igual... Pois se falar no local errado ou com a pessoa errada pode se dar muito mal. Ou, poderia aprender a respeitar os outros, né? Respeito vem acima de liberdade de expressão. Uma pessoa não pode exercer o seu direito violando o do outro. E qual é o indivíduo que não está enquadrado no que a sociedade julga ser normal que nunca ouviu algo que não precisava ouvir? Pois é...
    
Não quero pagar de santa, quem nunca acabou dizendo alguma coisa errada? E se não disse, corre o risco disso acontecer no futuro. Quero citar aqui, quem é assim o tempo todo. Sabe disso e bate no peito. Gente que tem orgulho de ser hater. Achando que está acima de todos. Você já deve ter visto esse tipo na vida real ou na virtual. Lembre a eles, que eles podem sim, dizer o que quiserem. Mas que podem pagar. Então se puderem, denunciem. "Quem fala o que quer, deverá pagar pelo que não quer."
    
O recado é: respeito é a palavra de ordem. Respeite! É diferente do "normal"? Que seja. Problema do outro. A vida continua, sabe? Ela segue perfeitamente. Cada um em seu quadrado. Ninguém enfiando o dedo em feridas alheias e desconhecidas. Não precisa nem amar próximo... Viu? Apenas deixá-lo ser como ele é já é alguma coisa.



Escrever posts assim me deixam tensa e sempre me deixam um sentimento de "não foi tão bom". hehe Mas bem, sou uma leiga tentando expressar o que penso. Então se escrevi algo indevido, não dê esporro, mas explique. Nem discuto com pessoas assim, mas acho a atitude errada. Não comento em nada nem no facebook nem no youtube, para evitar os haters. Lembro que o meu propósito não é ofender ninguém. Espero que tenha gostado. E se possível, compartilhe o que pensa sobre! Beijos. 

Ana Débora
 Redes Sociais: facebook l ficklr l tumblr 

7 comentários:

  1. Super concordei com essa ideia de que não é o preconceito. Mas sim a ignorância das pessoas. Não vou dizer que não me impressionei com a garota do vídeo. Na verdade até achei interessante e aceito que ela goste disso. O fato é que esses problemas são causados porque as pessoas não aceitam aquilo que é diferente delas. A ignorância.
    Beijão!
    Anna.
    http://flor-de-vidro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei impressionada quando vi isso pela primeira vez! hahaha Mas chegar na pessoa e xingar ela... kkkkk Ai não. Obrigada por comentar no post polêmico! ~ Beijão. (smack) <3

      Excluir
  2. Nossa, como assim as pessoas chamavam a menina de desgraçada por causa disso?! Que absurdo!
    Eu acho bem estranho usar um olho preto, até julgo um pouco por achar coisa de quem quer chamar a atenção, mas sei lá, opinião minha e a guardo para mim, sem ofender, apenas respeitando. Não deixaria de conhecer um pessoa assim ou ficar com nojo dela. Isso eu acho um absurdo total, coisa de gente ignorante mesmo.
    Enfim, adorei o seu texto e a sua iniciativa de querer divulgar esse vídeo, mostrando para todo mundo a importância que é denunciar o racismo e o preconceito que tanto está presente na nossa sociedade.
    Acho que o respeito ao próximo deve vir a frente de qualquer pré julgamento que se faça do outro.
    Beijos!
    http://perolairregulaar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário! ♥♥♥ haha Sério mesmo, e fico feliz por ter gostado. É exatamente isso, o respeito deve vir em frente mesmo. Beijão! ~

      Excluir
  3. Já tinha visto o video,eu amo muito a De.
    Mais falando da post,como alguma pessoa tem preconceito por conta de cor de pele?ou então por ser gay/lesbica?esse tipo de pessoa me dá nojo,muito nojo mesmo.Eu me sinto envergonhada de ser da mesma raça desse tipo de gente.
    Todos deveriam ser respeitados,acho que cada um deve cuidar da vida dele,eles não sabem que estão machucando as pessoas com as palavras
    Seguindo.-http://roses-andbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu evitei falar isso, mas também não curto muito pessoas assim... É muito tenso. Pois é, infelizmente. Mas é aquela coisa, a vida ensina. Ou até nós mesmos, denunciando :P Já tive colegas negras, e a última, desabafou comigo sobre isso. E eu ia falar o quê? Apenas sinto muito. Obrigada pelo comentário Gabriella! *-* Beijão.

      Excluir

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha