A culpa é das estrelas, o livro


De início, apenas pelo título, eu me interessei pelo livro. A Culpa é das Estrelas soava de um modo lindo em meus ouvidos. Depois, descobri que o livro tratava de uma garota com câncer, em primeira pessoa. E que ela se envolvia com alguém durante, o que por um momento, me fez desistir do livro. Então depois de um tempo (alguns meses), resenhas sobre o livro começaram a ser publicadas em tudo o que é blog. E as avaliações? Máximas! Eu não vi alguém dar menos de quatro nesse livro.
    
 Eu tinha os meus motivos para não querer comprar. E tinha motivos para querer comprar. Até que eu decidi que compraria. Afinal, eu não morreria por causa de um livro. Eu poderia chorar muito com ele, mas passaria. E mais do que eu chorei com filme As Aventura de Pi, seria impossível. Então quando dei por mim, já estava dentro da livraria do shopping comprando o meu. Finalmente tinha um. E em algumas horas, ainda dentro do shopping, estava lendo e amando ele.

 Sinopse 

Site Oficial: 
Leia o Primeiro Capítulo: 

Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico.
 
Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

A Resenha


Autor: John Green 
Editora: intrínseca
Páginas: 283
Nota: 4/5

O livro realmente merece o sucesso que está tendo. É um livro que não é bom apenas no final, mas em cada uma de suas páginas. Para você, que gosta de romances e uma boa pitada filosófica o livro é mais do que recomendável. Os protagonistas são super interessantes, você realmente se apega a eles com o decorrer das páginas.
    
 A Hazel Grace, que nos conduz em seu mundo, é uma garota bem ciente da sua realidade. Eu não diria que ela é feliz, mas ela sempre consegue ser bem irônica. Afinal de contas, ela sabe que a qualquer dia pode morrer. O que vai acontecer com todos nós... só que para ela, essa realidade é  mais clara.
    
 O livro fala do câncer do ponto de vista de quem está com o câncer. É forte e conscientizador. Por vezes palavras gentis só soam agradáveis por quem as pronuncia. Os personagens secundários e terciários são também, muito carismáticos. Isaac é bem legal, tirando quando ele me fez chorar. Não tem como não gostar deles, tirando um, na verdade. E também mostra muito como os pais e amigos reagem ao ter um amigo com câncer. É realmente muito interessante. O tópico da morte também aparece constantemente.
    
 A Culpa é das Estrelas te fará sim, rir e chorar. E mais do que isso, o livro te fará refletir sobre uma série de coisas importantes, mas que ninguém pensa muito nelas. Hazel e Augustus (ou Gus) irão passar por várias situações juntos, sejam boas ou ruins. É um casal que prova que não precisa-se de tanto tempo para possuir e viver um amor verdadeiro, intenso e inesquecível. E para mim, foi um dos melhores casais que já conheci até hoje.

Mais Imagens e Alguns Trechos

Na boa, vou logo dizendo: ele era um gato. Se um cara que não é gato encara você sem parar, isso é, na melhor das hipóteses, esquisito, e na pior, algum tipo de assédio. Mas se é um cara gato... na boa... - página 13.
- Tá, tem razão. Mas você cumpre a promessa mesmo assim. Amar é isso. Amar é cumprir a promessa  mesmo assim. Você não acredita em amor verdadeiro? - página 61.
Aí a linha ficou silenciosa, mas não completamente muda. Era quase como se ele estivesse ali no meu quarto comigo, mas de um jeito ainda melhor - como se eu não tivesse no meu quarto e ele, não no dele, mas, em vez disso, estivéssemos juntos juntos numa invisível e tênue terceira dimensão até onde só poderíamos ir pelo telefone. - página 71.


Por fim...


Aviso: há spoilers 

O livro é realmente bom, devo admitir. Digo isso pois sou muito exigente e chata, se o autor errar nisso ou naquilo eu reparo e acho ruim. Fazia muito tempo que eu não lia um livro sem nem desejar olhar a última página do livro só para ver mais ou menos como termina tudo. Apesar de eu ter formulado uma teoria de como tudo iria acabar, ainda assim o livro me emocionou muito. Quando alguém que vive muito bem a vida e morre, dói mais, né? Comigo não foi diferente.
    
Eu amei o "okay" deles e as conversas pelo celular. E a viagem, então? Melhor ainda. Ainda mais os momentos românticos ou filosóficos que eles tinham juntos. Eu simplesmente amei. Como comentei acima, eu vi em muitas resenhas o pessoal dizendo "a Hazel leva tudo na boa", mas não é bem isso. Na minha opinião (pois já presenciei duas histórias desse estilo, e uma delas, era a de um pai de amigos que tinha câncer no pulmão), quando você tem uma doença dessas, você só tem duas escolhas: ficar deprimido ou lutar. A escolha de todos os personagens do livro foi lutar. Mas dizer que eles são felizes? Bem felizes? Não vi isso.
    
A Hazel mesmo relatou que só ficava no quarto, por exemplo. Que o médico havia dito que ela estava em um estado avançado da depressão. O que ela negava. E o que realmente agitou a vida dela, foi o Gus. Ah... O Gus. Que moço, hein? Mas devo admitir que eu me apaixonei ainda mais por Hazel. Até pelos pais dela, na verdade. O livro só não me emocionou mais, pois imaginei exatamente o que aconteceu. A Culpa é das Estrelas é simplesmente fantástico, fico realmente contente de tê-lo comprado. 

A minha primeira resenha de livro no blog! Se já apareceram outras por aqui? Já! Mas foram feitas pela Nanda, uma colaboradora. E depois dessa, pretendo fazer de outros livros que já li. Ainda mais agora, que comprei mais quatro livros! haha Espero que tenham gostado! Foi a minha primeira resenha, foi a minha primeira vez tirando foto de livros... Mas realmente espero ter agradado! E obrigada, viu? Beijo, até a próxima! 

Ana Débora
 Redes Sociais: facebook l ficklr l tumblr 

7 comentários:

  1. tenho muita vontade de ler um livro de verdade até
    agora só li hqs

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse livro. É um dos meus favoritos e até já fiz uma resenha dele lá no blog. Chorei muito lendo, e depois lembrando da história. E é disso que eu gosto nos livros: que eles me façam sentir assim como os personagens sentiriam. Acho que é porque a história é extremamente realista. Hazel e Gus são ótimos, as conversas deles são incríveis.
    Agora uma pergunta, Ana Débora: O que você acha que deveria melhorar no livro? Ou porque a nota 4?
    Vi também muitas pessoas dando essa nota, mas eu não compreendo, porque achei o livro tão perfeito esteticamente como pelo ponto de vista da história em si, também.
    Beijos,
    Anna!
    http://flor-de-vidro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso. Geralmente um livro 5/5 vira nosso queridinho, né? E A Culpa das Estrelas, apesar de ser realmente bom, não me conquistou 100%. Por isso 4/5. haha E acredita que eu vi até um 2/5 para o livro? Dai eu não entendi mesmo! o livro é bom, mas gosto é gosto...
      O final foi bonito, mas ele me deixou meio vazia, sabe? Eu não sei se poderia melhorar, mas eu não curti muito o final. Eu queria algo a mais. Fiquei me perguntando sobre Hazel. Ele fez comigo o mesmo que o autor do livro favorito de Hazel fez com ela. O que vai acontecer com Hazel? Eu realmente queria saber! kkk
      Fico feliz por ter me perguntado, sério mesmo! Espero que a minha resposta tenha esclarecido tudo! ~ hauahua E apareça mais em seu blog Anna! Quero ler seus textos! :P Obrigada pelo comentário, beijão!

      Excluir
  3. Pra te explicar a minha opinião sobre esse livro tenho de falar do que acho do John Green (como uma pessoa que já leu três livros dele): suas estórias tem um enredo parco, original sem dúvida, mas chato, incluindo esse aí que você gostou. Mas admiro o fato de que ele tenta transmitir um pouco de cultura através das suas personagens intelectuais, principalmente em Quem é você, Alasca?, suas estórias são feitas para agradar e conquistar esse público, mas as suas mensagens me encantam; sobre as últimas palavras, o labirinto da dor, o tamanho dos infinitos, a imprevisibilidade do amor, se isolá-las daria cinco a cada livro no skoob. Ah, em falar em nota, dei três pra esse.

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei muuuuito desse livro, ele decididamente mexeu comigo também. Achei que o John Green abordou o câncer de uma forma diferente do que geralmente vemos por aí. Porém, confesso que o Gus nem me conquistou tanto não.

    ResponderExcluir
  5. Amei, amei, amei! A resenha, quero dizer, porque o livro infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler... Queria muito e ainda quero lê-lo (mas acho que nesse mês não vai dar). Parece ser o tipo de livro que conquista um pouquinho mais em cada parágrafo, né? O tipo de livro que a gente lê e não esquece.

    Beijos ♥ Jeito Único

    ResponderExcluir
  6. A resenha está espetacular! Parabéns! Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas com certeza eu ainda vou comprar e ler, pq todos estão falando muito sobre esse livro e as críticas são ótimas. Estou super curiosa. Quero muito ler!
    Beijo

    www.dieformemories.wordpress.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha