Sobre a sociedade machista

   
Já faz um bom tempo que quero falar sobre isso no blog. Mas, como eu sei que a maioria das pessoas não entendem tão bem do assunto e são também machistas, me faziam recuar. Primeiro de tudo eu queria dizer que não tenho um grande conhecimento sobre isso, mas desde pequena, eu me sentia incomodada com algumas coisas. Tipo assim "só meninos podem fazer isso, você é menina, então não pode". Só que a verdade era: eu também podia sim fazer aquilo!
   
Eu já falei um pouco sobre isso no blog, só que de forma mais "sutil", você pode ler (♥♥♥) e (♥♥♥). Eu coloquei como "os gêneros e as suas limitações", mas a verdade é que essas limitações não são naturais! Pode parecer ser, mas não é! Antes de tudo, quero esclarecer para vocês o que seria o machismo.
O Machismo é aquele preconceito ancestral de que mulher é um ser inferior ao homem em todos os sentidos. O machismo considera o homem como um ser superior à mulher, acha que o homem é dono e senhor da vida de sua mulher, fazendo com ela o que bem entender e que ela não pode ter voz ativa para nada. É tratar a mulher como coisa ou como propriedade. (Adaptado de: )
Agora algumas coisas parecem claras para você? O motivo de por exemplo, algumas mulheres aceitarem coisas absurdas do marido caladas. O motivo de algumas mulheres serem espancadas. O motivo de mulheres serem chamadas de vadias e homens de pegadores, pois gostam de ficar com muitas pessoas. Entendem? Não é aquela história de "chave mestra e porta". A resposta correta é: machismo. Se o homem faz algo terrível: é bom. Mas se a mulher o faz: é só terrível.

Já para para pensar o motivo de tantas mulheres serem mortas no Brasil atualmente? Já? Para mim parece o seguinte: 


01. Eles namoram, ok. 
02. Eles terminam, mas ele não está de acordo. Ele não aceita o direito dela de escolher se fica ou não com ele. 
03. Ele a mata. Pois ela fez algo que ele não aprovou. "Se não fica comigo, não fica com mais ninguém". 
Parece o mesmo para você?
 Pois é.


Olha, eu tive um professor de sociologia brilhante no meu Ensino Médio, e ele sempre dizia "acabamos sendo machista até quando não queremos". E concordo. Mas uma coisa, é só ser de vez em quando. Meio sem querer, até. Mas outra, é ser o tempo todo. É ter isso como uma ideologia, um estilo de vida.
   
Sobre a sociedade machista, crescemos ouvindo coisas assim:

01. Rosa é de menina e azul é de menino;
02. Carrinho é para menino e boneca é para menina;
03. O homem tem que ser macho, muito macho;
04. A mulher tem que ser feminina, muito feminina;
05. Meninos não devem chorar; Meninos não podem possuir sensibilidade; Meninos devem perder a virgindade cedo;
06. Meninas deve gostar de cozinhar e de arrumar a casa; Meninas devem manter a virgindade por muito tempo. E por aí vai.

Eu não falei nem a metade. É claro que vem melhorando... Na verdade, nem tanto. Não aqui no Brasil. Mas pelo menos, as pessoas já estão começando a perceber que o problema existe. Vale ressaltar  que o machismo não é ruim só para as mulheres. O machismo também respinga em você, rapaz. Para isso, trago para vocês um vídeo do canal de Diego e outro que assisti e achei muito bom, desse canal aqui:

É um assunto que as pessoas querem ignorar, até as mulheres. Pois a igualdade de gêneros, não irá trazer benefícios somente para as mulheres. "Sério?" Sim, seríssimo! Por exemplo, o casal sair para um jantar (ou qualquer outro local) e dividirem a conta. "E outros?" Dividir as tarefas domésticas (não para ajudar, mas sim, pelo motivo de que a casa é dos dois, a bagunça é dos dois, então ambos devem mantê-las, assim como as contas da casa). E assim segue.
   
Sinceramente, as mulheres já vem lutando muito e há muito tempo para ganhar espaço e voz na sociedade. Você sabia, quem durante algum tempo, as mulheres nem podiam estudar? Pois é. Sabiam que as mulheres deveriam obedecer ao marido? Sim. Era assim que era. Vem mudando, mas é difícil. Ainda é muito difícil. Mas mudanças nunca ocorrem do nada, ainda mais em uma sociedade machista como sempre foi. A sociedade machista também é implacável com os gays. Ou com afeto entre homens.


Pare para refletir um pouco. Comece a analisar a sua própria postura e atitudes. Sendo você um homem, ou uma mulher. Não importa. Vamos lutar por um mundo livre e igual. Ninguém é superior a ninguém. Todos somos seres humanos, isso é o que importa. O respeito deve ser soberano.  E então, o que me dizem? Se quiser complementar com algo, sinta-se livre para isso. Num próximo post, falarei sobre o feminismo. Pois se as pessoas desconhecem o machismo, imagine o resto... Mas só para adiantar, uma imagem.


É isso, espero que eu não tenha me equivocado em nada. Espero que tenha passado algo novo para vocês. E melhor ainda, se já conheciam! Viva! haha Machismo é tão ignorado quanto o racismo no Brasil. O povo diz que não existe, mas vítimas de ambos é o que não falta! Até a próxima!

Ana Cruz Lua
 Redes Sociais: facebook l instagram l tumblr

Um comentário:

  1. Concordo! Tem gente que quer ser machista mas, no final se ferra!
    Beijos,
    sonhosde-primavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha