É calouro? Vai aí uma mãozinha!


Pelas imagens o post pode parecer ser sobre algum filme, mas não. Hoje o post é sobre Universidade, sobre ser calouro e sobre ter alguém aqui que acabou de sair dessa categoria leiga. hahaha Ah, vai. É o melhor ano da Universidade! Tudo parece ser tão grande (mesmo que você tenha estudado em uma escola grande), tudo novo, você ainda se perde nos corredores... hahaha Enfim...
     
Cada curso tem um jeito, que muda para cada instituição também e pode sofrer grandes mudanças até pelo método de cada professor! Mas existem coisas que são meio que regra. Não tem jeito. Então darei dicas sobre coisas que costumam acontecer com todo mundo! Segue a mãozinha:

Seja Organizado

Seja para qual instituição de ensino superior que você for, a vida é sua. Dependendo da instituição ainda há datas certeiras para as provas, mas em outras... a voz é o professor e assim tem que estar sempre ligado com tudo que acontece e claro, com todas as informações organizadas! Ou meter os pés pelas mãos acabará ocorrendo cedo ou tarde... 
     
Não fique dependendo de amizades para se manter sabendo de tudo. É importante criar responsabilidade! E imagina que louco colocar tanta responsabilidade em uma pessoa só! É melhor estar todo mundo sempre antenado e ajudando uns aos outros. Amizade no ensino superior existe sim! Quem acha que não é inocente, pois não sabe é de nada. hahaha :x 

Caderno de no máximo 10 matérias

Na universidade nunca vi alguém gastar muito caderno como na escola. Você pode gastar por conta própria, mas dificilmente será com o que o professor passa. Até os professores que mais escrevem, dificilmente chega a gastar vinte folhas. Geralmente um caderno de 10 matérias, dá perfeitamente para dois períodos (seis meses cada). Vale lembrar que: um ano na escola equivale a seis meses na universidade, ou seja, 12 meses e 6 meses. 1 série e 1 período.


Comunique-se

Não tem jeito. É muito difícil ouvir alguém dizer que não começou a se comunicar mais na Universidade! Sempre tem muitos trabalhos, então é inevitável. Eu venho me soltando a passos curtos e lentos, mas a melhoria é perceptível. Devemos nos manter mais abertos sim, até por questão de que nesse período estamos nos preparando para entrar no mercado de trabalho. Isso se você já não estiver procurando estágio! hahaha Alguns sortudos já fazem estágio desde o segundo período!

Tenha uma agenda ou um aplicativo para as datas

Na escola que eu estudava, em época de provas chegava o conteúdo de todas as provas. Se não é assim, com boa antencedência, o professor avisa que assunto irá cair e se for bonzinho, ainda dá dicas! Mas na universidade? Não é bem assim...
     
Você sempre tem que perguntar ao professor, caso ele seja meio esquecido. Sobre tudo: a data da prova, o conteúdo, o que pode ou não levar. E alguns acrescentam assuntos uma semana antes da prova e geralmente o conteúdo é decidido uma semana antes mesmo. Isso quando a prova não é um trabalho. Então não adianta, tem que ser organizado e anotar tudo. Ou se ferra. Bonitinho.


Não deixe pra amanhã o que pode (e deve) ser feito hoje
Como comentei lá acima, tem vezes que as provas muitas vezes, são marcadas do nada. Tem professor que passa muito assunto faltando uma semana para a prova e se estiver acumulado... hahaha Já era, né? Sem contar nos trabalhos! Tem professor que passa atividade como se você não tivesse mais nada para fazer. Pra quem só estuda já é barra, então se você também faz outras coisas (tipo um blog e o mantém de um modo do que mantenho o meu), tem que se organizar mesmo e não deixar nada pra depois. 

Dê o seu melhor
Eu aprendi essa frase em doramas, eles vivem repetindo palavras de apoio uns para os outros quando se trata de trabalho e estudos ou qualquer coisa importante para eles. Como qualquer perfeccionista, dar o meu melhor é sempre o mínimo. Posso até fazer algo sem dar tudo de mim, mas não é a mesma coisa. Quando se trata da graduação, ela dirá muito sobre o nosso futuro profissional. Então se você não quiser ser mais um, faça a diferença! 

Ana Lua
tumblr  facebook instagram
quando colocar meus estudos em ordem
voltarei a retribuir os comentários ~.^

4 comentários:

  1. Minha facul também começou agora, espero não me atrapalhar em questões de organização, porque esse NUNCA foi o meu forte! Hahaha
    beijinhos, Bru
    Mania de Bruna
    @ManiaDeBruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na universidade há um ano. hahaha
      Somos duas. Aos trancos e barrancos, mas dá pra sobreviver!

      Excluir
  2. Já tô vendo que vou me ferrar legal.
    ão sou organizada, na verdade sinto que estou sempre atrasada, me perco com MUITA facilidade (em lugares ou até mesmo no meu próprio mundo na Lua), não sou lá muito social - a princípio - e por isso tenho a tendência de querer fazer tudo por conta própria e do meu jeito, nunca olho nas minhas agendas e muito menos no celular (pelo menos aos finais de semana que eu, basicamente, hiberno), e, pra fechar com chave de ouro, só me empenho 100% nas coisas que eu gosto. Ou seja, se eu não curtir o curso só farei o necessário para ser a melhor da turma, mas nem de longe vou dar tudo de mim (basicamente, eu, atualmente, na fábrica e no meu curso).
    Já viu todo o filme. Eu vou me ferrar que nem no colégio - e, pra minha maior surpresa é que isso não vai me surpreender XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, vai. hahaha
      Eu sou assim, que nem você. E o pior, eu nunca sinto que estou atrasada, mas sempre estou realmente atrasada! E tô sobrevivendo. Período passado minhas notas caíram uns dois pontos (na média), aquela coisa, ainda deu pra passar, mas... Espero recuperar agora que as coisas parecem ter se acalmado em minha vida.
      Mas Universidade não é o monstro que dizem por aí não. Tudo depende de como cada um leva as coisas, sabe? Não fique pensando que vai ser terrível. Eu fiquei tão apreensiva no começo, mas agora estou bem mais tranquila. O lance é saber onde se está pisando. hahaha Ou fingir que sabe.

      Excluir

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha