Primeiro período: a graduação


     Imagem tosca para o início do post, já que meu quarto está uma zona, não dando para tirar nenhuma foto decente e colocar no blog. hehe Enfim... No início do curso, todos dizem que é meio chato (e é), pois não tem muito haver com Ciências Jurídicas. No primeiro período, de forma resumida, estudamos muita coisa, mas que não envolvem diretamente o Direito. Só começa a melhorar mesmo, no terceiro período. Não que não sejam importantes, mas pode acabar desestimulando o aluno que entrou pensando que teria muito Direito, quando não o é. Mas o importante é ter paciência, pois toda a grade, por fim, se faz importante. 

A Graduação 
Estudo na bagunça mesmo. E de brinde, com Espoleta. E de brinde, propaganda pra Nokia. #sqn

     Oh, a graduação de Direito. O atual curso para aqueles que querem ter várias opções, ou para os que querem ganhar dinheiro ou para os que não sabiam o que fazer. E eu? Eu me encaixo na atual minoria, o escolhi, pois foi o que sempre senti que tinha vocação para ser.
     Direito sempre foi visto por mim de forma mais romantizada. Como o ideal de justiça, de proteger os mais fracos... E ainda quero algo assim. Quer dizer, no início é meio desmotivante, os professores só dizem "é, nós só temos valor quando tem problemas" ou  "mentir para vocês, será um hábito", mas... Isso me fez pensar mais e perceber que o que eles dizem, não quer dizer nada. Pode definir a maioria, mas eu nunca fiz parte da minoria mesmo. Eu sei o que eu quero, sei o motivo de ter escolhido o curso. Então se o que eles falarem não for me ajudar de alguma forma, desculpe o palavrão, mas foda-se. Não ligo mais.
     Bom, eu tenho seis matérias e juro que o  que não entendo foi a colocação de cargas horárias do meu curso. A universidade é particular e faz isso, uma distribuição de carga diferente, pois para mudar de universidade ficará mais difícil. Tirando isso... O curso de Direito no início, só tem uma matéria que trata sobre o próprio Direito. E é só uma introdução... Lembrando que Direito e Ciências Jurídicas é a mesma coisa.
     Estudamos Metodologia Científica, com carga de 80 horas (wtf?) e sendo online (um saco). Estuda-se a importância do conhecimento, da ciência, como fazer diversos tipos de trabalho e coisas assim. Direito e Linguagem, outra matéria muito ZzZ, serviria mais para ajudar quem não é bom em português. Mas estudantes de direito costumam ser bons nisso, certo? E vocabulário jurídico se aprende com o tempo, com a própria experiência, não em um período. E tem 80 horas de carga, pra fazer nada.
     A pior matéria, é Teoria Econômica, com carga de 40 horas. E mesmo que eu deteste, deveria ter 80. Pois conta para estudante de direito é um inferno, mesmo que seja coisa básica. A outra com 40 horas, é Psicologia Geral e Jurídica, que também deveria ter 80 horas. Pois o estudante de Direito, nem sempre tem a sensibilidade de compreender o outro. Muitos só veem o lado jurídico e pronto, sabe? Eu tenho essa sensibilidade, mas a maioria não tem. Seria necessário mais tempo.
     A minha matéria favorita, por incrível que seja, é Ciência Política. Carga de 80 horas. Professor formado em Política e Antropologia. Eu quase pulei da carteira de tanta comoção. Não tinha uma aula que eu não amasse. Apenas. E a última e mais empolgante, é Introdução ao Estudo de Direito, 80 horas. Aprendemos alguns conceitos básicos sobre as Ciências Jurídicas, como teorias do Direito, história do Direito, fontes do Direito... e por aí vai.
     Tirando que eu achava que algumas matérias deveriam ter mais peso e outras menos, está tudo ok. Fiquei meio que reclamando do curso, mas depois que fiquei uma semana doente e perdi a semana inteira de aula, percebi que eu queria. É só que Direito é tão natural pra mim, que eu pensei que seria entediante e tal. Mas não o é. E o curso é bom, sim. E vai ficar ainda melhor. Pois o início de Direito tem muito pouco Direito. Mas vai melhorar. E essa será a minha primeira de muitas graduações.

Ana Cruz Lua
 Redes Sociais: facebook l instagram l tumblr
faça por querer, viu?
lembrando que fiz esse post faz mais de mês

2 comentários:

  1. Gostei, mas parece tão cansativo. Notei que não é que isso não é para mim hehe.
    Eu ainda não sei bem o que quero fazer, mas assim como você, acredito que o importante e se sentir bem com o curso que escolher :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Direito é bem puxado mesmo. haha
      Ah, sem dúvidas. O importante é fazer aquilo que gostamos! :D

      Excluir

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha