Sobre a blogsfera: plágio, leitor x seguidor e "mesmice"

catei no tumblr

Faz pouco tempo que cheguei aqui, pode-se dizer sim que sou uma novata. Ainda não sei muita coisa sobre a blogsfera, não sei como funcionava as coisas por aqui a um ou dois anos atrás. Mas o que eu não entendo, são as (grandes) reclamações. Concorda comigo? Se sim ou não, entenda ao menos os meus motivos. E ah, caso não aceite bem opiniões (talvez) diferentes da sua, nem leia. Mas se aceita e não tem a tendência de se ofender com facilidade, boa leitura!

Plágio 

Esse eu bem que entendo, lidar com plágio não é fácil. Se até inspiração é algo não tão legal, imagina isso. Manter um blog dá trabalho, ter ideias e colocar em prática então? Isso eu até acho um motivo digno de reclamação. Mas só reclamar não adianta nada: converse com com plagiou. Se não adiantar, denuncie o blog. E pronto! Sem mais estresse.

Também tem gente que vive acusando x e y, mas vamos com calma, certo? Uma acusação dessas pode destruir alguém. Quantas meninas já não desistiram do blog por terem sido acusadas injustamente? Vamos ter mais cuidado com as nossas ações, pois um dia ela se volta contra nós mesmos. Para você que sofre plágio: força! E não perca o foco. Pense assim "sou tão legal que querem ser iguais a mim" e se a conversa não adiantar, denuncie! Mas sem estresse, ok? Também acho meio tenso as páginas de "shame/vergonha".

Seguidores x Leitores 

Eu acho essa questão complicada. Mas ao mesmo tempo extremamente simples. Os dois são imensamente importantes! Mas o que realmente alimenta o blogueiro, são os comentários. Seguidores significam que aquelas pessoas foram cativadas pelo sentimento que o blog como um todo passa. Mas os leitores (que não são fantasmas e que comentam pois leram a postagem) demonstram que a postagem foi lida e causou algum tipo de sentimento. Ou seja, não apenas o blog interessa, mas o que você posta também. 

Uma das coisas mais chatas do mundo, no meu ponto de vista, é essa coisa de "te sigo e você me segue de volta". Eu acho que as coisas não deveriam funcionar assim. Cada seguidor e cada leitor eu quero conquistar, não barganhar (fazer um troca). E já vi gente que segue e diz "se não me seguir de volta, paro de te seguir". Se eu fico irritada com isso imagina só quem passa por isso! Mas bem, é aquela coisa, cada um faz o que quer. E eu não me meto onde não sou chamada.  
    
E comentários são necessários, mas não implore por eles. Isso não vai te ajudar, pior ainda, o efeito pode até ser contrário ao desejado. Já tiveram posts meus sem nenhum comentário e com menos de 10 visualizações. Fico chateada, mas comigo (foi no início). E tento melhorar no próximo post. É assim que faz, nada de ficar choramingando, não é? Chorar e reclamar não resolve nada!

Blogsfera Igual 

Não comece a me detestar, mas eu discordo disso. Quem pensa assim, é que desconhece a blogsfera, eu ouso falar isso! Sim, ouso. O motivo? Existem vários blogs de fotografia, bichos, curiosidades, poesia, pessoal... E não para por aí! Os templates também são bem variados, basta você querer respirar novos ares. Tem tanto blog lindo espalhado por aí, que não passam de cem seguidores, e se passam, não chega nem aos duzentos. E são lindos e criativos! Eu vejo x e y reclamando de que tudo está igual quando x e y não procura a mudança e ignora o novo! Gente, por favor, não é?
    
E que onda é essa de reclamar do conteúdo que está em alta? Se você não curte tanto, apenas não siga, não comente. Pronto! E fim. "Ah, só tem blog de tutoriais". Mas e daí? O que é que você tem haver com isso, na boa? Eu tenho tumblr a mais de dois anos, e teve uma época que x e y começaram a surtar, dizendo que o tumblr iria "acabar" pois estava ficando popular. E é? Desde quando? O seu tumblr é aquilo que você posta e aquilo que você segue. Outros tumblrs não vão incomodar você. Eu mesmo tenho o meu de fotografias, e nem sabia que ele estava sendo invadido por tumblrs de tutoriais (só descobri aqui no blogger)! Perceberam? 
    
E como o tumblr, a blogsfera é a mesma coisa. Se você acha que tem muitos blogs de tutoriais, comece a ir atrás de blogs com temas diferentes! Pois acredite, tem e muito! Não existe isso de blogsfera igual. Existe uma pequena quantidade de blogueiros seguindo um determinado estilo e só. Se não te agrada, basta fazer algo: não seguir esse blogs. Que difícil, não é? E outra: o que o outro posta não é da conta de ninguém. Vamos cuidar do nosso blog, né x e y, e deixar essas coisas que não são da nossa conta quietas. Faça o seu que já está de bom tamanho. 

Está ai, já queria falar sobre isso a muito tempo. Foi um "Momento Reflexão" para vocês e uma terapia para mim. Não quis ofender ninguém, isso foi só minha opinião, como todos deram, essa é a minha. Beijo na bunda. 

8 comentários:

  1. nossa lindo demais seu blog parabéns *-*
    nossa texto mais que perfeito

    flor estou seguindo seu blog se poder seguir o meu de volta serei grata *--*

    alinewdesigner.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo que sempre quis dizer, mas não consegui. Plágio é realmente muito chato. Já fui plagiada uma vez, a pessoa copiava e colava todos os meus posts, resolvi da seguinte forma: conversei com a pessoa, ela pediu desculpas, mas continuou copiando e deixou o conteudo copiado no blog dela, denunciei e o blog foi removido. Ninguém ficou sabendo. Essas pessoas que fazem escandalo por causa de plágio é porque querem aparecer, mostrar pra todo mundo que tem gente que quer ser igual a elas --'

    Seguidores x leitores. O grande dilema da blogosfera. Eu prefiro mil vezes 10 pessoas que comentem e que estejam sempre presentes do que mil pessoas que nem sabem meu nome me seguindo. Um blog sobrevive de comentarios, e não seguidores. Não é a toa que tem muito blog de 100 0 seguidores fechando.

    Essa coisa de blogosfera igual tá sendo muito falado nos blogs de tutoriais, todo mundo reclama que todos os blogs postam a mesma coisa, que tem os mesmos estilos de design e etc. Mas ninguém nunca saiu da zona de conforto pra procurar um blog diferente. E se encontra, não gosta, porque é diferente. (Repare que a maioria das pessoas que falam isso tem blog "igual" a todos os outros). Detesto esse tipo de coisa, o blog pode ser lindo, mas se começar com hipocrisia eu nunca mais apareço nele, odeio isso --'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário caiu do céu. Pois eu já estava pirando com isso a muito tempo, e independente do que irão pensar, eu tinha que postar. Obrigada pelo comentário! Sério mesmo. É sempre bom te rever, desculpa a minha ausência em seu blog. ):
      Caraca, copiar e colar post é muito tenso. E a pior forma de ser plagiado! UIAEIUAE [tenho que rir, pq né...] Pronto, problema resolvido. Sei lá por que fazem, só acho desnecessário. O correto a fazer apenas o que tem que ser feito e pronto, não precisa envolver os leitores no problema do blog, não é? Apesar de dar raiva e tal... É meio tenso.
      É verdade... Sem comentários não tem como. Quando um post não tem comentário nenhum é realmente triste. Exatamente! Eu mesmo saio clicando em vários blogs/links sempre que posso, e encontro cada blog lindo! Pois é, essa é a parte que me irrita. Reclamam do igual mas não querem o diferente, complicado isso, não é? AIUEIAEA [tenho que rir] Eu até que continuo a visitar, se quem tem boca fala o que quer imagina quem tem computador! HUAHUAHUA
      Obrigada pelo lindo comentário! Um grande beijo.

      Excluir
    2. O correto é apenas fazer* [escrevi o texto tão doida...] UIAUEIAEA omg

      Excluir
  3. A unica coisa que devo dizer é que concordo. Os blogueiros são egoístas, só pensam em números. Quantas vezes eu não vi alguém postar: Poxa, tivemos só 2 comentários naquele post, se for assim eu vou desistir. O que a pessoa quer se ela não inova, não interage com seus leitores? Acho que essa é minha opinião... Beeijos!
    pqngarota.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, isso me deixa de boca aberta.
      Bem assim mesmo. Penso assim também! >.<
      Beijos Viih.

      Excluir
  4. Ok. Obrigada por ter lembrado de mim e do meu blog! ^.^
    Caso eu consiga responder todas, participarei sim.
    Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e obrigada por comentar.
Comenta com carinho. *3* hahaha